quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tratamentos e Dicas para acabar com a acne

Pessoas que sofrem de acne sabem o quanto ela é desagradável. Apesar de não ser uma doença perigosa e de passar com o tempo, pode provocar depressão e estresse, fatores que acabam agravando o problema. Então se você tem acne, não se estresse, pois ela pode piorar!

A acne é gerada quando as glândulas sebáceas produzem um óleo em excesso que, ao se misturar com bactérias específicas na pele, forma uma espécie de obstrução que bloqueia o poro. Geralmente, a acne aparece no rosto, principalmente na testa e ao redor do nariz e do queixo e muitas vezes na parte superior dos ombros e no peito, áreas que têm grande densidade de glândulas sebáceas. Os adolescentes são mais predispostos a desenvolver acne, porque na adolescência as glândulas começam a produzir sebo, o óleo que bloqueia os poros. Estas obstruções podem ter pontas brancas ou negras, que fazem parte da acne e não são causadas pela sujeira.

Mas saiba que a acne não é apenas um problema da puberdade e pode continuar na idade adulta, apesar de não ser muito comum. As mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico também podem desenvolver acne, como conseqüência do desequilíbrio hormonal.
Os fatores que agravam a acne:
- Estresse.
- Mudanças hormonais do ciclo menstrual.
- Maquiagem excessiva ou produtos para esconder imperfeições. Recomenda-se usar sempre cosméticos não comedogênicos, ou seja produtos sem óleo, que não obstruem os poros.
- Cabelo que cobre a testa deixando a área mais oleosa.
- Espremer cravos e espinhas. 
- Chocolate, alimentos gordurosos e falta de limpeza do rosto não pioram a acne.

Existem várioas tratamentos e o importante antes de mais nada, não mexa nos cravos e espinhas, porque ao espremer você aumenta a probabilidade de deixar cicatriz.Depois disso procure um bom dermatologista para lhe indicar a forma certa de tratar sua acne.

- Cremes com peróxido de benzoil removem uma fina camada de pele, reduzindo a obstrução dos poros e as infecções. No início do tratamento, podem provocar vermelhidão e dor.
- Antibióticos de uso oral ou tópico (eritromicina, oxitetraciclina, minociclina, clindamicina), que precisam ser tomados durante meses até gerar resultados.
- Pílula anticoncepcional pode regular os hormônios e ajudar no controle da acne.
- Ácido retinóico.
- Roacutan muito eficaz nos casos severos de acne que não responderam a outros tratamentos tem efeitos colaterais muito sérios, como depressão, ressecamento das mucosas, queda de cabelos entre outros. O tratamento precisa ser acompanhado de perto por um especialista.

Nenhum desses tratamentos é instantâneo, e podem levar até dois meses para mostrarem os primeiros resultados. A acne, apesar de ser muito desagradável para quem apresenta os sintomas, não é perigosa. Mas se não for tratada pode deixar cicatrizes antiestéticas, principalmente na pele negra ou morena

Nenhum comentário: