quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dicas para dormir bem e seus benefícios

Você sabia que uma boa noite de sono pode evitar doenças como a depressão e a obesidade?
O estresse e correria do mundo atual tem retirado das pessoas um momento muito importante e tão esperado ao final de um dia cansativo: o sono. E a maioria não sabe, que sua ausência pode ocasionar sérias consequências ao organismo.
Dormir bem é sinônimo de descanso do corpo e mente, ou seja, um tempo que o corpo tem para se organizar, se recuperar. é também nesse período que nosso cérebro trabalha selecionando as informações importantes e situaçoes que vivenciamos durante o dia que devem ser guardadas na memória, por outro lado, ele também descarta o que considera dispensável. Sendo mais clara, quem não dorme bem pode ter alguns probleminhas de memória.
Além disso, numa boa noite de sono o corpo produz o hormônio de crescimento em maior quantidade, que no caso dos adultos é responsável pela renovação da pele, dos ossos e dos músculos, evitando a flacidez muscular. E não para por aí não, dormindo seu corpo produz antioxidadntes que combatem os radicais livres, os grandes vilões quando se fala em juventude.
Quer mais motivos para virar mais amiga do seu travesseiro? Estudos comprovam a relação da ausência de sono à baixa resistência ao estressee a infecções, e ainda mostram a ligação com doenças como fibromialgia- desordem que causa dor muscular e fadiga- depressão e até  mesmo com a obesidade.
Então, deixe de contar ovelhinhas.... tente seguir essas dicas e descubra você mesmo que dormir faz um bem danado!

1. Tenha cama e travesseiros confortáveis. A qualidade material de sua cama e dos seus travesseiros é muito importante. Precisa ser algo que lhe deixa de maneira confortável e relaxada.
2. Tenha hora para dormir! Mantenha um horário fixo para dormir, respeitando o tempo ideal de sono (7-8 horas). O corpo se acostuma com a rotina. E se você dorme cada dia em um horário diferente, seu corpo e sua mente podem não “entender” e não estar preparados para dormir. É preciso acostumá-lo com uma rotina de sono.
3. Deite e relaxe totalmente. Isso mesmo! Não vá para a cama de forma tensa, pensando nos problemas ou tentando solucionar as “coisas” da sua vida. Quando decidir dormir, tente deixar todos os problemas fora da sua cama e pense em coisas boas!
4. Não coma excessivamente! Comer muito antes de ir para a cama pode atrapalhar seu sono! Procure ter uma alimentação mais leve, especialmente no período da noite (jantar ou lanche).
5. Não ligue aparelhos eletrônicos para lhe ajudar a dormir. Desligue tudo! Se você não está conseguindo dormir, não perca tempo mexendo no computador. E muito menos com televisão e rádio ligado. Na hora de dormir é preciso silêncio (nada de ouvir música) e baixa iluminação. Os brilhos da tela do computador ou da televisão ligados estimulam o cérebro, dificultando o seu sono.
6. Tire os relógios de perto de você (Seja rádio-relógio, celular, despertador e afins). Ficar olhando o “tempo” na hora de dormir faz a pessoa ficar pensando já na hora de levantar, não relaxar e pode também distrair. Se você precisa colocar despertador para levantar para sua rotina diária, o coloque em um lugar que não fique ao alcance dos seus olhos e o programe para despertar. Esqueça do tempo que precisa levantar e relaxe. O despertador fará o seu trabalho. (Celulares funcionam bem para isso).
7. Evite alimentos com cafeína e refrigerante cola a partir do período da tarde. Essas substâncias são capazes de estimular o corpo, fazendo com que você fique agitada e perca o sono. Se quiser ter uma boa noite de sono, evite esses alimentos.
8. Durma em um local silencioso e escuro. Isso mesmo. Na hora de dormir é bom que se tenha silêncio no cômodo que vai dormir e que esteja escuro. A iluminação e qualquer tipo de som podem atrapalhar o sono. Desligue tudoTV, rádios e afins... E deixe tudo escurinho!

Nenhum comentário: