quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Definições sobre Espiritismo

Definições sobre Espiritismo
Definir o Espiritismo é ao mesmo tempo simples e complexo, pois afinal é difícil falar sobre algo que apesar de existirem milhares de comprovações, ainda é tipo por milhões de pessoas em todo o mundo como lenda ou mito. Para começar a definir essa religião temos que ter em mente que o espiritismo é uma mistura de filosofia com ciência, pois no âmbito da ciência, tenda explicar a relação entre o mundo espiritual e o material; já como filosofia, tenta entender as conseqüências morais entre essa mesma relação.
O fundamento principal do Espiritismo é que a existência humana, ou então a essência humana é uma alma imortal que está em constante processo de evolução, e para que esta evolução ocorra são necessárias várias vinda a Terra, cada vinda consiste em uma encarnação diferente. Ao contrário do que muita gente imagina, o espiritismo não foi fundado por Allan Kardec, apesar dele ser um dos maiores divulgadores dessa teoria. Podemos encontrar religiões com essa mesma base em diversas partes do mundo, interpretada de formas um pouco distintas, mas com o mesmo fundamentalismo, como por exemplo o Xamanismo e o Hinduísmo.
Kardec explica a existência humana da seguinte forma: “O homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo, e a alma é o espírito, que pode estar ligado ao corpo ou não”. O Espiritismo de forma alguma tenta anular qualquer outra religião, muito pelo contrário, ele pode com certeza servir de apoio para explicar e entender fenômenos que ocorrem em todas as outras religiões presentes na atualidade, desde as mais tradicionais até mesmo as mais ocultas. Para saber mais, procure ler O Livro dos Espíritos de Leon Denizard Rivail, que é na verdade o verdadeiro nome de Allan Kardec

Nenhum comentário: