quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como escolher o sutiã ideal para seu corpo

 

Comprar lingerie é tarefa tão importante quanto escolher a roupa certa para seu tipo de corpo. Uma peça apertada e desconfortável pode até arruinar o look. E é o que acontece com frequência segundo a marca de lingerie Liz, que desde 2007 realiza o projeto Fit Sense - que acontece neste mês em São Paulo.

Trata-se de uma consultoria de tamanhos corretos de sutiã e que já analisou o biótipo de mais de 9 mil mulheres em todo o país. "Mais de 80% das mulheres usam peças inadequadas", disse Ligia Buonamici Costa, diretora de marketing e de desenvolvimento de produtos da empresa paulista.
O principal erro está em verificar se a peça serviu apenas no seio, sem levar em consideração a medida das coisas. "A brasileira em geral tem as costas mais estreitas do que os seios", afirmou Ligia. Veja os principais erros cometidos pelas mulheres ao escolher um sutiã e as dicas da especialista para acertar na compra.
Verificar apenas se o bojo serviu
Problema: Em geral, o sutiã acaba ficando largo nas costas e perde sustentação. Como a mulher se sente sem apoio, acaba transferindo a sustentação para os ombros, pois encurta as alças. Aí, o sutiã sobe nas costas e perde sua função em até 90%, além do que os seios podem escapar por baixo.
Solução: O sutiã deve ficar perfeito no bojo e também na largura das costas, nem solto nem apertado demais. Para garantir que irá comprar as peças certas, não há outra solução que não experimentar.
Comprar sutiã com bojo menor do que os seios
Problema: Segundo Ligia, é uma falsa crença que assim dará mais sustentação. "Atrapalha no visual, pois aperta o seio, ele pode sair por cima ou até pelas axilas, eliminando a elegância. Uma lingerie errada realça gordura nas costas, deixa o bojo marcado", afirmou.
Solução: Compre sutiã com bojo adequado ao seu tamanhos de seios.
Não escolher o estilo correto para seu tipo de seio
Problema: Além do tamanho, a modelagem, o tipo de tecido, a localização do enchimento, tudo interfere no resultado. Segundo Ligia, são mais de 70 tipos de seios, como espalhado, junto, volumoso, pequeno, separado... "Se a mulher já tem o seio junto e compra um modelo push-up fica com aquele colo tipo bundinha que não é nada elegante."
Solução: Procurar lojas nas quais as vendedoras possam auxiliar na compra do modelo mais adequado.
Não levar em consideração as mudanças do corpo
Problema: "As pessoas engordam, emagrecem, acontecem mudanças com o passar do tempo, como gravidez. É preciso procurar os modelos ideais de lingerie a cada fase do corpo", disse Ligia.
Solução: Assim como compramos roupas adequadas a mudanças do corpo, o mesmo deveria ser feito com a lingerie.

Nenhum comentário: