quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sérios motivos para perder a barriguinha

Os medicos médicos mostram que os pneuzinhos incomodaam nãao só porque derrubam a autoestima na hora de se vestir. O excesso de gordura na cintura afeta também a sua saúde.

1. Ela favorece o diabetes. O excesso de glicose nas veias é a consequência número 1 da cintura larga. Para dar conta disso o organismo aumenta cada vez mais a produção de insulina.
2. Causa hipertensão. O coração impulsiona o sangue pela veia aorta, da qual saem ramificações sanguíneas que irrigam o organismo inteiro. Quando existe muita gordura no corpo, o sangue passa pelos vasos com mais dificuldade. O coração faz mais força para fazer circular o sangue. Assim a pressão vai as alturas.
3. Favorece o Mal de Alzheimer. Pesquisas americanas mostram que pessoas com excesso de gordura tem mais chance de desenvolver esse problema.
4. Aumenta o risco de infarto e derrame. O excesso de gordura é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Isso ocorre poruqe a gordura localizada na barriga produz substâncias inflamatórias que aumentam a chances de ataques cardíacos e derrames cerebrais.
5. Ataca o fígado. A gordura da barriga, chamada gordura visceral, se aloja entre os órgãos e, em algum momento pode se fixar no fígado. O acúmulo de gordura nesse órgão pode evoluir para uma cirrose, que é uma doença para toda vida.
6. Causa problemas de infertilidade. Segundo a ginecologista Cecília Rotelli, o acúmulo de gorduras no organismo é um dos principais problemas para o processo natural de ovulação da mulher. Isso porque o tecido adiposo, principalmente aquele que se concentra na barriga, é uma verdadeira fábrica de substâncias que prejudicam as glândulas, como o ovário.
7. Provoca depressão. Além da insatisfação com o corpo, a barriga acentuada pode levar a depressão. Isso acontece porque a gordura abdominal provoca mudanças nos níveis de colesterol e nas taxas de acúcar no organismo. Assim, os hormônios ficam alterados e interferem nas atividades do cérebro, provocando ansiedade e angústia.
8. Causa dor nas costas. A gordura concentrada na região da cintura deixa o seu corpo em formato de maça. Isso sobrecarrega suas costas e provoca dores.
9. Detona os joelhos. O ortopedista Caio D'Élia diz que a sobrecarga de peso naa barriga, e consequentemente nas articulações favorece a osteoartrose. Essa doença é um desgaste da cartilagem e prejudica os joelhos, o quadril e o tornozelo.

Sério não é? Então, precisa de mais motivos pra você se cuidar?

Nenhum comentário: