sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Saiba tudo sobre ejaculação rápida

O que é a ejaculação rápida?

Ejaculação rápida é aquela que ocorre antes, durante ou logo após a penetração, com estímulo sexual mínimo e sem que o homem desejasse ter ejaculado.

É possível estabelecer um tempo mínimo para atingir o orgasmo?

A procura por um tempo específico que possa distinguir ejaculação rápida da ejaculação precoce tem ocupado os pesquisadores há algumas décadas. Embora estes valores sempre venham se modificando, os estudos mais atuais, internacionais, definiram o tempo médio de ejaculação do homem (IELT — Intravaginal Ejaculatory Latency Time), em condições naturais, em 5,4 minutos, e o IELT do ejaculador rápido seria de menos de dois minutos.

Quais os fatores que desencadeiam a ejaculação rápida?

A ejaculação rápida, em suas diferentes modalidades de apresentação clínica, encontra-se associada a diferentes modalidades de ansiedade e conflitos psíquicos, caracterizando etiologia psíquica na quase totalidade dos casos.

Existe diferença entre ejaculação rápida e precoce?

Não. O termo "ejaculação rápida" vem substituindo o de ejaculação precoce desde 2002, e foi consagrado no Consenso Internacional de Disfunções Sexuais, realizado pela Sociedade Internacional para o Estudo da Sexualidade e Impotência (ISSIR), na cidade de Paris, naquele ano. As duas nomenclaturas, contudo, são, ainda hoje, aceitas como corretas.

A aplicação de gel anestésico no pênis tem efeito?

Pode ter algum efeito no retardamento do tempo até a ejaculação, mas é contraindicado por dois principais motivos: não trata as causas da ejaculação rápida, podendo, desse modo, agravar o quadro inicial, na medida em que propicie cronicidade e/ou agravamento da disfunção, e prejudica a obtenção do orgasmo da parceira, uma vez que o anestésico, no contato sexual, atinge os genitais femininos.

Quando uma ejaculação pode ser considerada rápida?

De acordo com recente consenso, publicado em artigo europeu de 2007, é aquela que ocorre menos de dois minutos após a penetração.

Quando procurar ajuda?

Quando o homem e/ou a mulher se percebam, de modo recorrente, insatisfeitos com sua vivência sexual devido à brevidade do orgasmo do homem, associado à sua sensação de inevitabilidade para controlar o momento da ejaculação.

Segurar a vontade de urinar e controlar o jato de urina pode ajudar?

Não há evidências científicas que atestem a eficácia deste procedimento.

Essa disfunção sexual acomete mais jovens, adultos ou idosos?

Embora acometa homens de todas as idades, é prevalente entre adultos jovens.

Existe diferença entre orgasmo e ejaculação para o homem?

Sim. Embora, na imensa maioria das vezes, constituam fenômenos simultâneos, os mecanismos fisiológicos são distintos e os significados são diferentes. Ejaculação representa a expulsão, a partir da uretra, do sêmen; orgasmo é a sensação de ápice de prazer que o homem experimenta durante o sexo.

Existe alguma posição sexual que favoreça ou não o controle da ejaculação?

Existem posições que são consideradas favorecedoras de um maior controle ejaculatório pelo homem, dentre as quais destaco a posição do homem deitado e a mulher cavalgando-o, sentada sobre ele. Contudo, a cumplicidade dos casais costuma auxiliá-los na descoberta de diferentes posições que, apenas para aquele casal, resultam mais adequadas* a este propósito. Vale a pena destacar que, muito mais importante do que esta ou aquela posição, é a cumplicidade e o sentimento de plenitude na hora do sexo que proporcionam ao casal uma experiência erótica gratificante, incluindo-se o controle ejaculatório.

A ejaculação representa o fim da relação sexual?

Não obrigatoriamente. Assim como sexualidade não é sinônimo de genitalidade, relação sexual não pode ser confundida com orgasmo, o qual constitui apenas uma de suas diversas fases.

O uso de preservativos ajuda ou atrapalha?

O uso de preservativos masculinos pelo homem é associado, frequentemente, a relatos de maior duração até o atingimento do orgasmo. Contudo, este artifício não é considerado, em si, terapêutica para o indivíduo ejaculador rápido.

Masturbar-se antes de sair com a garota resolve?

Eventualmente, no homem adulto jovem, este artifício pode favorecer o retardamento do orgasmo em uma relação posterior à masturbação, mas não tem efetividade na qualidade de terapêutica eficaz para esta disfunção sexual.

Qual o tratamento?

Basicamente a psicoterapia, individual e/ou de casal, para que o homem ou o casal consiga identificar as origens da angústia que vem interferindo na qualidade de sua vida sexual e afetiva. Medicamentos podem, eventualmente, compor, na qualidade de adjuvantes, a terapêutica.

Dicas para conseguir uma ejaculação mais prolongada:

Reconhecimento e permissão ao próprio desejo sexual; cumplicidade e afinidade afetivo-sexual com a parceira.

Nenhum comentário: