quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ligadura de trompas ou Laqueadura?

gravidez

A Laqueaura ou Ligadura das trompas é um método de esterilização feminina indicada àquelas mulheres que não desejam ter filhos nunca mais. Esse método consiste em cortar ou ligar cirurgicamente as trompas que fazem o caminho dos ovários até o útero.

Uma vez que as trompas impeçam a passagem do óvulo, os espermatozóides não o fecundam.

Esse método é seguro e irreversível. O risco de engravidar é de menos de 1%. Existem inúmeras formas de realizar a cirurgia: colocando anéis de plástico nas trompas, queimar ou cortá-las, realizar o ligamento com fios de sutura, etc. Cabe a você e a seu médico decidir a técnica mais conveniente.

Esse tipo de cirurgia é legalizada no Brasil. Para submeter-se à ela, a mulher deverá ter mais de 25 anos ou dois filhos, além de passar uma entrevista com assistente social. Esse tipo de cirurgia, salvo exceções não pode ser realizada após um parto/cesárea.

A operação não tem nenhuma desvantagem. Porém é possível que ocorra problemas durante o processo, como por exemplo, seu médico dar nós muito fortes ou atingir alguma artéria ao cortar as trompas, prejudicando a circulação dos ovários bem como suas funções.

Antes de realizar uma cirurgia como esta a mulher deve estar completamente segura e consciente que é um procedimento que irreversível e que jamais poderá ter filhos novamente. Não se esqueça também que a laqueadura não impede o contagio de DSTs.

Fonte: Catageral

Nenhum comentário: