quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diferença entre Light e Diet

image 

O consumo dos alimentos diet e light cresceu progressivamente nos últimos anos. As opções também, já que as prateleiras dos supermercados estão recheadas com esses produtos. São iogurtes, chocolates, refrigerantes, sopas, sorvetes, etc. Trata-se de um mercado novo que visa atender consumidores especiais e cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde.

Porém poucos destes sabem diferenciar um produto do outro e acabam se confundindo no momento da aquisição. O que é um alimento diet? E um light? Que diferenças existem entre eles? Essas são algumas das dúvidas que rodeiam os pensamentos dos clientes dos supermercados e lojas em geral e serão aqui esclarecidas de maneira breve.

Um alimento diet é aquele destinado a dietas especiais e segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) este termo pode ser usado para dois tipos de alimentos: 1) Alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2) Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de um determinado nutriente. Assim, alimentos para diabéticos, por exemplo, que precisam ter a ingestão de açúcar controlada, não podem incluir esse nutriente. Neste caso o açúcar é substituído por adoçantes artificiais como aspartame, sacarina, ciclamato de sódio, etc.Destaca-se que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e portanto não garantirão a perda de peso daqueles que o consumirem. Um exemplo sempre citado é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas, por ser isento de açúcar (carboidrato), e não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal.

Já um alimento light, como o próprio nome diz, é mais leve, por apresentar redução do valor calórico total ou de um determinado nutriente. Esta redução deve ser no mínimo de 25% segundo a ANVISA quando comparado à versão tradicional para que um alimento seja assim denominado. A diminuição de calorias é obtida com a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura ou proteína). Deste modo se houver redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) o valor calórico final do produto não será alterado.

Muita confusão? Calma! A primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade que é permitida do nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, hipertensão, colesterol alto, etc). Este grupo deve buscar os produtos diet.É importante destacar que não se deve aumentar a quantidade consumida dos alimentos diet e light por se tratar de alimentos que apresentam redução de calorias ou de algum nutriente específico, pois neste caso o alimento perderá sua finalidade. Para evitar problemas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos no momento da compra e consumo para que eles atendam seus objetivos da melhor forma possível.

(Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral são nutricionistas da Nutrociência Assessoria em Nutrologia e Especialistas em Adolescência para equipe multidisciplinar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Nenhum comentário: