terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dicas para ter uma boa postura corporal

image

A POSTURA CORPORAL,  OS PÉS, E SEUS BENEFÍCIOS

 

Desde que adotamos a postura ereta bípede, ou seja, ficamos em pé, temos sido desafiados pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena área de suporte delimitada pelos pés. E a tarefa do sistema de controle postural é manter a projeção horizontal do centro de gravidade do indivíduo dentro da base de suporte definida pela área da base dos pés durante a postura ereta estática.

 

O pé e o tornozelo constituem a base de sustentação ou o alicerce do corpo humano. Proporcionam a estabilidade necessária para que possamos assumir a nossa postura ereta e singular. O pé está adaptado para fornecer a flexibilidade necessária em solos irregulares e para absorver o impacto.

Segundo Francisco Miguel Pinto, especialista em posturologia e diretor da ESCOLA DE POSTURA BRASIL®, para cada indivíduo, a melhor postura é aquela em que os segmentos corporais estão equilibrados na posição de menor esforço e de máxima sustentação. “Os pés representam a base para uma boa postura, suporte fundamental para a posição bípede humana e peça essencial para a marcha. Pés debilitados causam posturas defeituosas gerais; perturbam a ação adequada dos músculos”.

 

Todos os tipos de posturas caracterizam-se principalmente por um aspecto essencial: o alinhamento correto da coluna vertebral. A avaliação postural é um meio de obter informações a respeito do sistema músculo-esquelético, se existem normalidades e/ou disfunções, que podem refletir sobre todo o organismo do indivíduo.

A antropometria refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. Peso corporal e estatura são medidas de tamanho do corpo humano. A antropometria do pé é feita através de um paquímetro, que mede basicamente a altura, o comprimento e a largura do pé.

 

Ainda de acordo com Francisco Miguel, há algumas dicas simples que podem contribuir para o bem-estar da coluna:

  • Fique o mais ereto possível;

  • Mantenha o abdomen contraído;

  • Use a força dos músculos da coxa para manter-se em pé;

  • Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados;

  • Se permanecer de pé por tempo prolongado, apoie um dos pés sobre uma caixa e alterne o movimento.

image

Um comentário:

Maria Eduarda e Leticia disse...

Os nossos pé nos favorecem a tudo,por isso devemos fazer o uso correto deles e porque com pés machucados nos impossibilita a fazer as coisas do dia a dia!