quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por uma Melhor Qualidade de Vida!

image

Obesidade, hipertensão, disfunções coronarianas, insônia, estresse, nervosismo. Estas são apenas algumas conseqüências da falta de atividade física regular. Engana-se quem pensa que estes males afligem apenas os homens de idade adulta. Nos países mais desenvolvidos, assim como nos centros urbanos brasileiros, a obesidade infantil e a alta incidência de problemas cardíacos entre mulheres têm assombrado a comunidade médica com sua progressão acelerada.   
Para evitar e combater estes males da vida moderna, a fórmula é uma só: melhorar a qualidade de vida da pessoas, através da prática regular de atividades físicas, de muita informação e pela aquisição de hábitos saudáveis.
Mas e a parte estética? Emagrecimento, redução de gordura localizada e celulite, modelar o corpo de forma harmônica, tornando-o mais bonito, são conseqüências inevitáveis de um programa de exercícios, e não um objetivo principal. É claro que os resultados estéticos aparecerão através da atividade física, porém, só serão mantidos com hábitos de vida saudáveis. Quando a prioridade é apenas a parte estética, muitas vezes se coloca em risco a saúde, o que de fato não vale a pena.

A hora certa de começar

Não existe idade ideal para começar nem para deixar de fazer exercícios: na verdade, assim como reservamos um tempo do nosso dia para tomar banho ou escovar os dentes, deve haver um tempo reservado para alguma atividade física. Entretanto, a infância é a época de maior fixação de hábitos, destacando-se, entre eles, o da prática de exercícios.
Sabe-se que indivíduos que praticam atividades físicas por toda a vida não apresentam um declínio tão acentuado da capacidade funcional, e que as pessoas maduras e idosas reagem da mesma forma ao treinamento, ou seja, conseguem excelentes resultados musculares e cardiovasculares ao iniciarem um programa de exercícios físicos.
Segundo um estudo do American College of Sports Medicine, as doenças da terceira idade não podem ser atribuídas apenas à idade avançada, mas sim (e principalmente) ao sedentarismo prolongado, que provoca perda de massa muscular (gerando problemas de posturas e metabólicos), altera as funções respiratória e neuromuscular e diminui a funcionalidade do indivíduo, que passa a ter dificuldade de executar as tarefas diárias mais simples.

Os benefícios da atividade física regular
Reduz o risco de morte prematura
Reduz o risco de morte por disfunções cardíacas
Reduz o risco de desenvolver diabetes
Ajuda a reduzir a pressão alta em pessoas que sofrem de hipertensão
Reduz o rico de desenvolver hipertensão
Reduz o risco de desenvolver câncer de cólon
Reduz os sentimentos de ansiedade e depressão
Ajuda a controlar o peso
Ajuda a construir e manter ossos, músculos e articulações saudáveis
Ajuda adultos mais velhos a se tornarem mais fortes e serem capazes de se mover sem quedas
Promove o bem-estar psicológico

Saiba Mais Sobre a Rinite Alérgica

image

Como tratar a rinite alérgica?
O tratamento pode ser feito por meio da administração oral de comprimidos, da inalação de medicamentos tópicos nas fossas nasais ou de injeção intramuscular de substâncias. O objetivo é aliviar a obstrução nasal e controlar os espirros, a coriza e o prurido, restabelecendo assim a qualidade de vida alterada pelas manifestações alérgicas. O uso dos vários medicamentos disponíveis depende dos sintomas presentes em cada caso e sua intensidade. Pode-se ainda tratar o paciente alérgico por meio da administração cuidadosa de alérgenos para modificar sua resposta imunológica. Esse tratamento é chamado de imunoterapia.
Deve-se evitar o uso prolongado de soluções vasoconstritoras (que comprimem os vasos sangüíneos) tópicas nasais, pelos possíveis riscos de efeitos colaterais sistêmicos destes medicamentos e também por provocarem piora dos sintomas a longo prazo (rinite medicamentosa). Cirurgias também podem ser realizadas nos casos rebeldes ao tratamento clínico. O controle ambiental é fundamental para o sucesso.
Quais as medidas ambientais importantes para o controle da rinite alérgica?
Não ter animais de estimação em casa, principalmente no dormitório do paciente;
Evitar umidade excessiva e manter a casa ensolarada, principalmente no quarto da pessoa que tem rinite;
Não manter no dormitório do paciente objetos que facilitem o acúmulo de pó (bichos de pelúcia, livros, brinquedos em excesso);
Aspirar regularmente os pisos de carpetes com filtros adequados. Dar preferência a pisos de cerâmica, vinil ou madeira;
Evitar cortinas e tapetes. Se não for possível, lavá-los quinzenalmente usando soluções que eliminem os ácaros;
Filtros de ar e desumidificadores podem ser úteis, principalmente em locais muito úmidos;
As roupas de cama devem ser lavadas freqüentemente. Prefira edredões a cobertores;
Evitar colchões e travesseiros de penas ou plumas e forrá-los com capas laváveis;
Evitar contato com irritantes que podem piorar as condições de funcionamento nasal. Entre eles estão o fumo, produtos de odores fortes (talco, perfumes, produtos de limpeza, tintas), poluentes, temperaturas frias e ar condicionado.
A rinite alérgica tem cura?
Não. O indivíduo alérgico pode manifestar seus sintomas quando exposto aos respectivos alérgenos aos quais é sensível. Porém, é muito importante dizer que a rinite alérgica pode ser controlada com as medidas terapêuticas disponíveis associadas ao controle ambiental.
A rinite alérgica pode ser confundida com outras doenças?
As principais queixas referidas pelos pacientes portadores de rinite alérgica também podem estar presentes nos resfriados, gripes e sinusites.
Quais as chances de um indivíduo ser alérgico se seus pais são alérgicos?
Se ambos os pais são alérgicos, as chances são de 50%. Se apenas um dos pais for alérgico, são 30%.
Se nenhum dos dois for alérgico, as chances caem para 10%.
Há idade certa para a alergia começar a se manifestar?
A alergia começa quando o indivíduo com tendência a alergia é exposto repetitivamente durante um certo período de tempo ao alérgenos ao qual é sensível. Ela pode aparecer a qualquer momento da vida, embora a época mais comum seja durante a infância. Pode começar, por exemplo, com 60, 70 anos ou mais, mesmo que a pessoa tenha contato com os alérgenos há anos.
A rinite alérgica é comum?
Estima-se que pelo menos 20% da população possa desenvolver algum tipo de alergia, sendo que a rinite alérgica é uma das mais comuns.
Quais as principais complicações e conseqüências da rinite alérgica?
A obstrução nasal causada pela rinite pode forçar o paciente a adotar a respiração bucal, prejudicial às vias aéreas inferiores (traquéia, brônquios, alvéolos e tecido pulmonar) pelo não aquecimento do ar inspirado. A respiração bucal pode levar também a alterações de oclusão dentária e do desenvolvimento facial principalmente nas crianças.
A diminuição ou ausência de ventilação nasal facilita o aparecimento de sinusites e otites. A rinite alérgica também pode alterar a qualidade de vida do paciente ao prejudicar a atividade física, trazer problemas de concentração, comprometer o sono e limitar a interação social.

Saibe mais sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis

image

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Depois do aparecimento dos contraceptivos orais e da liberação dos costumes, houve um assustador aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis. Este aumento ocorreu principalmente entre as décadas de 50 e 70 e, depois disso, se estabilizou. Nos anos 80 surgiu a Aids, estritamente ligada ao uso de drogas ilícitas injetáveis e à promiscuidade sexual. Desta forma, é muito importante conhecer e evitar as doenças que podem ser transmitidas por relações sexuais.

Gonorréia

É transmitida pelo contato sexual e pode atingir a vagina, o reto, a faringe, a uretra e os olhos. No caso da vagina, a infecção apresenta geralmente poucos sintomas e, portanto, o diagnóstico é feito observando os parceiros sexuais. No homem, a infecção é bastante dolorosa e com secreção uretral. É muito importante fazer o diagnóstico e o tratamento das gestantes, pois a doença pode provocar uma infecção gravíssima nos olhos dos recém-nascidos, a oftalmite gonocócica. A prevenção se faz com o uso de preservativos e consultas periódicas ao ginecologista. Sempre que houver contato não-protegido com parceiro suspeito, consulte seu médico.

Uretrite não-gonocócica
Doenças causadas habitualmente por dois agentes, clamídia e ureaplasma. Em mulheres, a infecção apresenta poucos sintomas (corrimento, dor durante a relação sexual, dor pélvica ou dor para urinar), ou até mesmo nenhum sintoma. Nos homens, os sintomas (geralmente leves) aparecem de 7 a 28 dias após o contato: secreção na uretra e dor para urinar, principalmente de manhã. A prevenção e o diagnóstico se fazem como na gonorréia.

Sífilis
É uma doença muito contagiosa, transmitida sexualmente pelo Treponema pallidum. Apresenta três fases. Na primária, há o aparecimento de uma lesão indolor chamada cancro, que desaparece após 4 a 8 semanas, mesmo sem tratamento (o que não significa que o paciente esteja curado). Na fase secundária, podem surgir lesões na pele, nos olhos, nos rins, no fígado, nas articulações e nas meninges, entre outros órgãos. Se a pessoa não se tratar, passa a uma fase latente, na qual os sintomas desaparecem, e que pode durar anos. Na fase terciária, há o aparecimento de seqüelas graves, principalmente no sistema nervoso central, no coração e nos vasos. O diagnóstico é feito com exame de sangue e deve ser feito rotineiramente, a fim de tratar a doença precocemente. O teste diagnóstico é obrigatório para gestantes. A prevenção é feita com o uso de preservativos, mas a doença pode ser transmitida pelo contato da região afetada com qualquer parte do corpo.

Tricomoníase

O Trichomonas vaginalis é um protozoário e pode causar doença no homem e na mulher. Nas mulheres, a tricomoníase se manifesta como um corrimento abundante, amarelo-esverdeado, espumoso e com irritação e dor na vulva e região próxima. Pode haver dor durante a relação sexual e dificuldade para urinar. Os homens geralmente não apresentam sintomas. O diagnóstico se faz pelo quadro clínico e por análise da secreção vaginal. Os preservativos são eficientes para a prevenção.

Herpes genital

É a infecção causada pelo vírus Herpes simplex, da mesma família do vírus da catapora, que é muito contagioso e se dissemina por contato sexual. A doença se manifesta como uma lesão dolorosa, avermelhada, que evolui como pequenas bolhas. As lesões surgem de 4 a 7 dias depois do contato. Há a tendência (80% dos casos) de as lesões reaparecerem em momentos de estresse, depressão ou de atividade sexual mais intensa. Não há tratamento. Durante o período de atividade da doença aconselha-se a abstinência sexual, uma vez que os preservativos não conferem boa proteção ao parceiro.

Papilomavírus
O papiloma vírus humano (HPV) está associado às verrugas genitais (condiloma acuminado) e ao câncer de colo de útero. As verrugas genitais são de diagnóstico relativamente fácil e devem ser tratadas pelo ginecologista. O uso de preservativos pode ajudar a prevenir a contaminação do parceiro.

Síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
É transmitida por relações sexuais, compartilhamento de seringas e transfusões de sangue. Atualmente os bancos de sangue mantêm bom controle dos pacientes, sendo que a Aids transmitida por esta via tem sido cada vez mais rara. A proporção de homossexuais masculinos era muito maior do que a dos os outros grupos atingidos pela doença em suas primeiras descrições, mas atualmente o número de homens e de mulheres que têm adquirido a síndrome é praticamente igual. Depois que o vírus entra na circulação, ele se desenvolve e se reproduz dentro de um tipo de célula de defesa, destruindo-a, o que faz com que o indivíduo tenha as chamadas doenças oportunistas. A prevenção é a melhor arma contra a doença: use sempre preservativos, não compartilhe seringas e não use drogas ilícitas injetáveis. Até o momento, não existe um tratamento definitivo contra a síndrome, mas a sobrevida dos portadores tem aumentado significantemente.
Existem outras doenças que podem ser transmitidas por meio de relações sexuais como, por exemplo, a hepatite B, o granuloma inguinal e o linfogranuloma venéreo. Não se esqueça de que o seu médico é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas. Consulte-o sempre que necessário.

Menopausa precoce exige cuidados especiais.

image

Atividade física regular e dieta rica em cálcio e pobre em gordura evita problemas gerados pela ausência de hormônio

Aproximadamente três milhões de mulheres em todo o mundo - cerca de 1% da população feminina mundial - sofre com menopausa precoce antes dos 40 anos. Uma a cada cem mulheres tem sua menstruação interrompida aos 40 anos e uma, a cada mil, aos 30 anos. Normalmente, a parada de funcionamento dos ovários por esgotamento dos folículos ocorre quando a mulher está entre 45 e 55 anos de idade.

Além de anomalias cromossômicas, vários fatores podem levar à menopausa precoce. Dentre eles, o médico e professor da UFMG, Selmo Geber, aponta algumas doenças auto-imunes. " Artrite reumatóide e Miastenia gravis, por exemplo, estão associadas a uma maior produção de anticorpos que, por sua vez, podem interferir no funcionamento do ovário" , explica. Determinados tratamentos usados no combate ao câncer, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, também podem levar ao esgotamento dos óvulos. " Até mesmo infecções graves podem levar à falência ovariana" , ressalta Geber. Mas, as causas mais comuns continuam sendo desconhecidas.

 

A menopausa precoce é bastante confundida com as causas de amenorreia - caracterizada pela ausência de fluxo menstrual durante mais de três meses seguidos. Mas, de acordo com o professor, existe uma diferença fundamental: " quando a causa da amenorreia é hormonal ou uterina, o processo é reversível, uma vez que os folículos estão mantidos dentro dos ovários. Assim, após um tratamento específico, a mulher volta a ovular, com chances reais de ter uma gestação. Já na menopausa precoce, não existem mais folículos, o organismo pára de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e a mulher torna-se infértil" , explica.

Segundo ele, quanto mais cedo for diagnosticada a menopausa precoce, menores serão as consequências. Geber acrescenta que é importante que a mulher mantenha uma atividade física regular e uma dieta rica em cálcio e pobre em gordura, para evitar problemas gerados pela ausência dos hormônios.

Além do estilo de vida mais saudável, Geber explica que existem terapias eficazes para combater os sintomas e as conseqüências da menopausa precoce. " Mas, é bom lembrar que a terapia de reposição hormonal pode ajudar no alívio dos sintomas incômodos do climatério, mas não tem eficácia alguma quando a intenção é engravidar" , destaca.

A medicina ainda não descobriu uma técnica capaz de recriar óvulos após seu esgotamento. No caso de desejo de gravidez, a alternativa é se usar a técnica de doação de óvulos e fertilização in vitro. O médico explica que o útero é preparado utilizando-se o medicamento valerato de estradiol e, quando o óvulo doado é inseminado com espermatozóide do cônjuge, é iniciado o uso de progesterona. Dessa forma, mimetiza-se os fenômenos endometriais ocorridos durante o ciclo menstrual fisiológico, preparando-o para a implantação. " A taxa de gravidez será semelhante à obtida pela doadora" , esclarece.

Outra alternativa seria a preservação dos mesmos antes de seu esgotamento.Geber explica que alguns métodos podem ser empregados, como o congelamento de fragmentos de tecido ovariano que contém os óvulos ou mesmo os próprios óvulos. " Antes de o ovário deixar de produzir folículos, é possível retirar um óvulo, congelá-lo para, futuramente, implantá-lo no útero, depois de fecundado in vitro. No momento, essas técnicas são realizadas em caráter experimental" , finaliza o especialista.

Saiba mais sobre a Menopausa e suas consequencias na vida da mulher.

image

Menopausa e suas influências na pele, nas unhas e no cabelo

Vamos agora abordar outras influências...
O colágeno é uma proteína presente em grande quantidade na pele, nos cabelos, nas unhas, nos ossos e nas cartilagens, dando principalmente elasticidade e sustentação. Após a menopausa, o nível de colágeno fica reduzido em até 30% nos primeiros anos, promovendo – além das alterações ósseas conhecidas – o enfraquecimento e o envelhecimento da pele. Ela se torna mas fina e frágil; a circulação se reduz, tornando-a mais fria, pálida e azulada, particularmente nas extremidades. Aumenta a transpiração nas palmas das mãos e plantas dos pés. A pele perde elasticidade e grande quantidade de água, ficando quebradiça e enrugada.
A falta de hormônios ovarianos leva à queda de cabelo, que também se torna mais fino, quebradiço e seco. Observa-se uma diminuição importante na penugem axilar, pubiana e genital. As unhas tornam-se quebradiças e crescem mais lentamente.
Em alguns casos, especialmente em mulheres obesas, a pele pode apresentar alguns sinais de masculinização, devidos à produção relativamente mais elevada de hormônio masculino pelos ovários nessa época da vida. Podem crescer pêlos grossos e escuros, em especial no rosto, ao redor dos mamilos, entre as mamas ou no abdome.
Alguns cuidados ajudam os hormônios a manterem a pele fresca e com bom aspecto: evitar a exposição solar, usar filtro solar, manter a pele com certo grau de umidade aplicando cremes hidratantes, suspender o fumo e tomar bastante líquido.
Além disso a administração de estrógenos através da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) melhora notavelmente o aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, tornando-os com aparência mais saudável. Há uma diminuição do surgimento de rugas. Converse com seu médico sobre as possibilidades de realizar TRH e das diferentes opções de tratamento. Existem hoje medicamentos inovadores neste mercado e opções de tratamentos orais e trandérmicos.

Menopausa - Alterações no Humor e no Sono

Para dar continuidade à abordagem sobre a menopausa e a reposição hormonal, temas já mencionados em colunas anteriores, comentamos agora a influência da menopausa no humor e no sono.
Humor: depressão e ansiedade
Um grande número de mulheres apresenta alterações significativas de humor antes ou logo após a menopausa. Na maioria das vezes, trata-se de uma certa irritabilidade, uma menor tolerância aos acontecimentos banais do cotidiano, uma sensação freqüente de cansaço e desânimo. Essas mudanças de humor, entretanto, podem ganhar importância, com tristeza, sensação de fragilidade, choro fácil, inapetência e dificuldade de concentração. Muitas mulheres percebem um prejuízo nos seus relacionamentos nessa época da vida, com discussões constantes e até mesmo diminuição de rendimento no trabalho.
Esses sintomas, apesar de acompanharem a mulher no seu dia-a-dia, têm uma intensidade de leve a moderada. Assim, é difícil para a paciente ou seus familiares identificarem estas alterações como problemas reais, com possibilidade de tratamento. Esses são os chamados sintomas depressivos e de ansiedade da perimenopausa, que atingem até 10% da população feminina. Nas clínicas especializadas em climatérico, mais de 60% das mulheres atendidas apresentam estes sintomas. Sono: insônia e sudorese.
A diminuição dos hormônios na menopausa também provoca alterações no sono. Algumas fases do sono ficam desorganizadas e com períodos desajustados, fazendo com que a mulher acorde de manhã com a sensação de que não repousou o suficiente à noite. A insônia também é freqüente, tendo em vista que, neste período, a mulher está geralmente mais deprimida.
Os episódios de suores noturnos estão freqüentemente associados a ondas de calor. A mulher desperta bruscamente com a sensação de calor ou sufocação, muitas vezes encharcada de suor. Isso caracteriza um sono entrecortado, não repousante. Como conseqüência, a mulher, na época da menopausa, inicia o dia fatigada, com menos disposição e concentração para o trabalho.
A reposição hormonal (TRH) pode aliviar bastante esses sintomas. Os estrógenos atuam sobre o sistema nervoso central, tendo um efeito estimulante. É por isso que sua administração, a médio e longo prazo, provoca sensação de bem-estar e redução dos sintomas de tristeza e desânimo. Em algumas mulheres, o tratamento para depressão maior pode ser iniciado pela reposição hormonal, ou a dose do antidepressivo pode ser reduzida com a TRH.
Os distúrbios do sono, bem como as ondas de calor, também podem diminuir significativamente com os estrógenos da reposição hormonal, a ponto de desaparecer durante o tratamento. A melhora no padrão do sono reflete em um melhor desempenho durante o dia e, portanto, também na qualidade de vida.
Logicamente, medicamentos para TRH somente devem ser utilizados após a recomendação do seu médico.

Saiba Mais Sobre Oleosidade da Pele.

image

A oleosidade da pele é uma alteração freqüente, que muitas vezes faz com que a pessoa lave o rosto várias vezes ao dia, use lenços umedecidos e sempre busque formas de controlar o brilho e a oleosidade da pele. No caso das mulheres, muitas vezes, elas tentam usar maquiagem para escondê-lo ou até mesmo para fazer com que o brilho "desapareça" por mais tempo. Vamos falar um pouco sobre isso.
Todos nós possuímos gordura na superfície da pele. Mas para que ela serve?
A gordura presente na superfície da pele é importante para a manutenção da sua saúde, pois evita a perda excessiva de água, diminui o atrito com o meio externo e mantém a hidratação. O sebo atua também como protetor contra fungos e bactérias e ainda tem função importante na produção de vitamina D.

O que é a seborréia?
A oleosidade vem do sebo, que é produzido por glândulas presentes na pele – as glândulas sebáceas. Quando essa produção é exagerada, surge a seborréia. A seborréia causa um brilho excessivo na pele, com dilatação dos poros e uma maior aspereza da pele ao toque.
Em certas épocas, a pele está mais oleosa. Por quê?
Existem fatores que influenciam na maior produção de sebo: os estímulos hormonais durante a puberdade e logo após o nascimento, as alterações hormonais – especialmente nas mulheres com ovários policísticos – ou simplesmente um aumento da temperatura da pele.
Por que a seborréia ocorre com mais freqüência em algumas partes do corpo?
As glândulas sebáceas estão distribuídas de forma irregular na nossa pele. Na face, no couro cabeludo e na porção superior das costas, por exemplo, estão em maior número. Isto explica a maior freqüência da seborréia nestes locais.

A seborréia pode ser o indício de alguma doença?
Na maioria das pessoas, a seborréia não está associada a qualquer doença, sendo apenas uma característica individual, ou seja, natural da pessoa. O aumento do sebo na pele, entretanto, facilita o aparecimento de alterações como a acne, a dermatite seborreica, a caspa e os cistos. É importante sabermos que a primeira manifestação da acne é o aumento da oleosidade da pele.

Como é possível combater a oleosidade?

Além de limpar a pele e controlar a oleosidade com produtos específicos, as pessoas com pele oleosa devem evitar usar qualquer substância que poderá agravar ainda mais a situação, como cremes, maquiagem e protetores solares impróprios para seu tipo de pele. Elas devem buscar produtos específicos para pele oleosa ou com termos como "oil free" no rótulo; ou, ainda, em gel e loções não gordurosas, porque o uso incorreto de produtos pode levar à piora da oleosidade, à acne (com aparecimento de cravos e espinhas) e à maior formação de cistos.
O ideal é procurar um dermatologista para lhe orientar quanto ao uso desses produtos, pesquisar possíveis causas para a oleosidade e estabelecer uma rotina de higiene e tratamento da pele que diminua seu excesso.

Saiba mais sobre os problemas de má digestão.

image

Má Digestão

Muitas pessoas tratam dos problemas de má digestão por conta própria, com produtos que estão disponíveis em farmácias. Esses medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas a curto prazo. Entretanto, se eles forem mais fortes, duradouros e voltarem com freqüência, é uma indicação de que o tratamento que está sendo utilizado não é suficiente.
O primeiro passo é avaliar os hábitos alimentares e o estilo de vida para verificar se algo pode ser mudado. Mesmo as pequenas alterações podem reduzir ou eliminar sintomas desgradáveis. São medidas simples, que você pode fazer sozinho:

  • Evite excessos alimentares e comidas pesadas ou gordurosas. Prefira refeições bem balanceadas, em horários regulares;
  • Não se deite no período de duas a três horas depois de ter feito a refeição;
  • Evite alimentos que prejudiquem a digestão (como carnes gordurosas, alimentos muito temperados, chocolate, café, suco de laranja, refrigerantes, bala de menta, etc.);
  • Pare de fumar;
  • Caso esteja acima do peso ideal para sua estatura e faixa etária, tente emagrecer;
  • Exerça uma atividade física regularmente;
  • Evite roupas apertadas;

Se as mudanças em sua dieta e estilo de vida não aliviarem os sintomas da má digestão, é hora de conversar com seu médico. Ele poderá lhe indicar medicamentos para aliviar os incômodos e curar o problema que possa ser a causa deles, além de reajustar o seu relógio digestivo. Entre os remédios prescritos, você poderá tomar algo para reduzir a quantidade de ácido no estômago, que normaliza a digestão lenta ou protege o revestimento do estômago.
Todos os medicamentos têm o potencial de interagir com outros remédios e por isso é importante relatar ao seu médico qualquer outro produto que esteja tomando. Desta forma, há a garantia de que você terá a eficácia total e reduzirá a chance de ter uma reação negativa.

Conheça mais sobre as fontes das vitaminas.

image

Onde se Encontra a Fome?

Você sabe onde está a fome? Provavelmente você deve ter pensado: "Nas comunidades carentes, é claro!" Mas não é bem assim. Pesquisas constantes de nutricionistas de todo o mundo têm apontado para o que conhecemos como a "fome oculta".

O que é a fome oculta?

É um estado de desnutrição em termos de alguns nutrientes (principalmente vitaminas e sais minerais), encontrado inclusive em camadas mais abastadas da sociedade. À sombra de uma alimentação aparentemente "rica", ela é proveniente de uma dieta carente de frutas, legumes e verduras – principais fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, que promovem uma boa digestão e, consequentemente, um bom aproveitamento de todos os nutrientes – e muito rica em alimentos refinados, industrializados e conservas. Estes hábitos alimentares podem estar presentes desde a infância.

A monotonia alimentar pode ser responsável pela fome oculta?
Sim, pois o metabolismo de um nutriente depende do outro. Assim, a monotonia alimentar – principalmente entre os adolescentes, onde o consumo de um mesmo tipo de lanche (pão, refrigerante e complementos) é diário – faz com que as poucas vitaminas da alimentação não sejam bem aproveitadas.

A fome oculta traz alguma conseqüência?

Sim. O reflexo dessa carência vem ao longo dos anos, quando, ainda jovens, as pessoas manifestam problemas metabólicos importantes. Alguns desses problemas são a osteoporose (Síndrome que causa a fragilidade óssea), devido à falta de cálcio; a anemia, por falta de ferro; problemas na visão e na pele, devido à carência de vitamina A. São problemas não facilmente perceptíveis e, depois que se manifestam, são muito difíceis de reverter. Muitas vezes, as pessoas já chegam à adolescência com carência de diversos nutrientes – o que, muitas vezes, não se nota de imediato.

O que pode ser feito para evitar a fome oculta?
A solução está em uma alimentação variável e completa, onde todas as refeições tenham frutas, legumes e verduras, e onde as calorias vazias (doces e refrigerantes, por exemplo) sejam deixadas de lado.
Cabe a cada um de nós ajudar a combater a fome – todas elas.

Esta coluna foi escrita pela nutricionista Cláudia H. Y. Hoff com o auxílio da Equipe Janssen Cilag.

As Fontes das Vitaminas

Vitamina A: espinafre, brócolis, couve galega, acelga suíça, nabo, repolho crespo, cenoura, batata-doce, polpa da laranja, abóbora, tomates, damasco, melancia e melão;

Vitamina B1: grãos integrais, germe de trigo, produtos de farinha branca enriquecida, miúdos, carne de porco, legumes e levedura fermentada;

Vitamina B2: leite e produtos lácteos, ovos, vegetais verdes folhosos, miúdos, rins, fígado, coração, levedura desidratada, amendoim, manteiga de amendoim e grãos integrais;

Niacina (Vitamina B3): carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida, legumes e levedura fermentada;

Ácido Pantotêncico: produtos animais, fígado, ovos, grãos integrais, legumes, batata branca e batata-doce;
Vitamina B6: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho;
Vitamina B12: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema);

Vitamina D: leite fortificado e peixes com espinhas (como salmão e sardinha);

Vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais, legumes, castanhas, grãos integrais, peixes e vegetais folhosos verdes;

Ácido Fólico (Folacina): carnes glandulares, levedura, vegetais folhosos de cor verde-escuro, legumes e grãos integrais;

Biotina: fígado, carnes, leite, óleo de soja, levedura fermentada e gema de ovo (a clara destrói a biotina). Bactérias que estão presentes no intestino também produzem a biotina.

As vitaminas são compostos essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde, além de auxiliar nas funções de defesa do organismo contra as infecções. Não deixe estes nutrientes faltarem na sua alimentação e na de sua família.Quando a criança tem uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares e consumo adequado de verduras, legumes, frutas, carnes e leites e derivados, ela consegue receber praticamente todas as suas necessidades vitamínicas. No entanto, nem sempre isto ocorre, e a criança com agenda cheia e estressante, e com baixo consumo alimentar, pode necessitar de vitaminas extras, que podem ser conseguidas com suplementos. Se tomados adequadamente, ajudam a suprir as carências alimentares, controlando a deficiência nutricional. Somente o pediatra, entretanto, pode indicar o melhor suplemento e sua necessidade.

Vitaminas e Minerais – O Que São e Suas Principais Funções

O que são vitaminas?
São um grupo de nutrientes orgânicos essenciais para o crescimento normal e para o bem-estar físico e mental.
Funções das principais vitaminas:
Vitamina A:
mantém as gengivas saudáveis e propicia o crescimento dos ossos, dentes, cabelos e da pele;
Vitamina D: regula o metabolismo do cálcio e do fósforo, importantes para a formação de ossos e  entes sadios;
Vitamina B1: auxilia no metabolismo de carboidratos, regula o funcionamento do coração e do sistema nervoso, beneficia a musculatura e ajuda a repelir insetos;
Vitamina B2: transforma proteínas, lipídios e carboidratos em energia, e participa da formação e manutenção dos tecidos da pele e dos olhos;
Niacina: converte alimentos em energia;
Ácido Pantotênico: estimula a reposição dos tecidos corporais, atua na liberação de energia dos carboidratos e no metabolismo das gorduras;
Vitamina B6: atua no metabolismo dos aminoácidos;
Vitamina B12: evita a anemia e ajuda no desenvolvimento normal das células;
Vitamina E: previne a anemia e auxilia na metabolização das gorduras;
Ácido Fólico: também evita a anemia e ajuda na multiplicação das células;
Biotina: atua no metabolismo das proteínas que formam a pele, músculos e ossos .
O que são minerais?
São nutrientes inorgânicos que participam do metabolismo de nosso organismo, sendo necessários para o seu bom funcionamento.
Função dos principais minerais:
Ferro:
atua na formação da hemoglobina, na manutenção do apetite e do crescimento;
Iodo: age na formação de hormônios da tireóide;
Zinco: regula o crescimento por meio da síntese de proteínas, mantém as defesas corporais e o petite;
Cobre: facilita a absorção do ferro;
Cálcio: forma e mantém ossos saudáveis e auxilia na coagulação do sangue;
Magnésio: converte o açúcar em energia e é necessário para o bom funcionamento dos nervos e músculos.
Como as vitaminas não são sintetizadas em nosso organismo (ou estão disponíveis em quantidades insuficientes), elas precisam ser adquiridas por meio dos alimentos. O mesmo ocorre com os minerais. Por maiores que sejam os cuidados com a dieta, nem sempre obtemos todos os nutrientes de que precisamos. Por isso, consulte seu médico para avaliar a necessidade de um suplemento vitamínico.

O Perigo da Rápida Perda de Peso

image

Se o excesso de gordura promove cálculos biliares, a solução lógica é perder peso. Mas há um paradoxo nisso: uma das formas mais certas de estimular o aparecimento de cálculos biliares é a perda rápida de peso.
Na verdade, vários estudos mostram que a perda rápida de peso através de dietas com baixo teor de gordura e poucas calorias (abaixo de 600 calorias e menos de 3 gramas de gordura por dia) pode causar cálculos biliares em até 50% das pessoas que a almejam. O risco é maior nos indivíduos mais obesos e nos que perdem peso mais rapidamente.
Mas, segundo Steven Heymsfield, M.D., do Centro de Pesquisa sobre Obesidade do Hospital St. Lukes-Roosevelt, em Nova York, é possível superar alguns desses riscos incluindo em cada refeição 5g a 10g de gordura vegetal. Você pode acrescentar algumas colheres de chá de azeite à sua dieta diariamente.
Essa gordura é necessária para estimular a vesícula biliar a esvaziar totalmente a bílis, pelo menos uma vez por dia, retardando o aparecimento de cálculos biliares.
Segundo o Dr. Heymsfield, quando a ingestão de gordura é drasticamente reduzida, diminui a freqüência das contrações da vesícula biliar para expelir a bílis no intestino. Assim, a quantidade de bílis aumenta e pode provocar a formação de cálculos biliares.
Especialistas acham que não é seguro perder mais do que um a dois quilos por semana.

Dicas Para Evitar Vertigens e Tonturas

image

Corrigindo certos erros alimentares, vícios e outros fatores, você pode prevenir a vertigem de origem labiríntica – provocada por alterações do labirinto (ouvido interno), órgão associado aos processos do equilíbrio e audição – ou se recuperar dela, caso já apresente problemas. Algumas recomendações gerais podem ser úteis, apesar de você ter de consultar previamente seu médico em alguns casos. Confira:
Coma bem pela manhã, um pouco menos no almoço e muito menos à noite;
Não fique mais de três horas no período diurno sem ingerir algum alimento;
Evite o uso de carboidratos de absorção rápida (açúcar refinado, mascavo, demerara, cristal, mel). Use adoçantes e dietéticos, se necessário;
Massas e comidas gordurosas devem ser limitadas a pequenas quantidades;
Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
Evite ou reduza muito a ingestão de bebidas alcoólicas;
Estresse emocional, ansiedade e fadiga excessiva devem ser evitados tanto quanto possível;
Beba de quatro a seis copos de água todos os dias;
Pare de fumar. Se não for possível, não fume mais de dez cigarros por dia;
Procure não beber mais de três xícaras de café por dia;
Evite, sempre que possível, o uso de medicamentos potencialmente tóxicos labirínticos, como antiinflamatórios não hormonais, diuréticos e moderadores de apetite, entre outros (consulte seu médico);
Não tome remédios sem ordem médica;
Procure evitar repouso excessivo. Se possível, ande pelo menos trinta minutos por dia, fora de casa e, de preferência, em lugares planos;
Se possível, pratique exercícios físicos e esportes, com exceção dos de alto impacto.

Tonturas ou Vertigem, podem ser labirintite?

image

 Labirintite. Existe tratamento ou cura, para sintomas de tonturas, tonteira, vertigem, zumbido no ouvido, entre outros sintomas? E, sem remédios? Suas causas, diagnóstico e tratamento.
Muitas pessoas (inclusive crianças), sofrem de sintomas de labirintite: como tontura (ou tonteira), vertigem, zumbido no ouvido, sensação de ouvido tampado, mas não sabem que o seus sintomas, podem ter como causa, problemas musculares, ligamentares e de alguns outros componentes da face que, por não estarem na posição de conforto, acabam comprimindo a artéria que irriga o labirinto, levando a uma redução de seu volume sanguíneo, podendo ocasionar no paciente, sintomas relacionados ao labirinto.

image

Sintomas:

Nos pacientes portadores de sintomas chamados de labirintites, como nas tonturas, tonteiras, vertigem ou zumbidos no ouvido, com essa origem, podem, quando estão em crise, sentirem:

Alterações visuais: enxergar tudo rodando, ter dificuldade de fixar o olho em determinado ponto, possuir movimentos involuntários dos olhos, a vista escurecer ou ter fotofobia (que a dificuldade de enxergar em ambientes claros).

Alterações na percepção do movimento da cabeça e/ou do corpo: dificuldade de andar em linha reta, ao se levantar da cama, da cadeira; podem sentir sintomas de labirintites ao dirigir o carro, ao olhar para os lados ou para cima ou se agachar para pegar alguma coisa, no chão. Em alguns casos, eles têm a impressão, que estão pisando em falso ou sentem problemas de instabilidade do corpo, ao ficar parado.

Também, nos portadores de sintomas de labirintite, podem ocorrer enjoos (podendo levar a vômito), zumbidos no ouvido, problemas de ouvido tampado ou sensações de desmaio. Nos casos em que os sintomas de labirintites aparecem, sem que o paciente esteja se movimentando, é chamado de vertigem.

Além dos sintomas de labirintite (como tontura, tonteira, vertigem ou zumbido no ouvido); esses problemas, podem ocasionar diversos outros sintomas, como dores de cabeça ou sensação de peso na cabeça, dores na nuca, nos olhos, pescoço, ombro, braços, peito, sensação de aperto ou que alguma coisa está enroscada, na garganta, entre diversos outros tipos de sintomas.

Obs: Um paciente pode apresentar um só sintoma ou vários outros sintomas, associados.

Às vezes, os pacientes com sintomas de tontura ou vertigem (chamadas de labirintites), sofrem durante meses e até anos, levado-os ao consumo de muitos remédios (com seus efeitos colaterais) e por vários tipos de exames e tratamentos, sem resultados; sem saber que esses sintomas, podem ter como causa, problemas nos ligamentos e músculos. Sintomas de perda de equilíbrio, que aparecem ou pioram, ao se levantar da cama, andar, movimentar a cabeça, agachar, ou mesmo estando parado, sem se movimentar ou quando passam por situações de estresse.

Sintomas de tontura, tonteira, vertigem ou zumbido no ouvido (chamados de labirintite), interferem bastante, na parte emocional do paciente, podendo aumentar o seu estresse e a irritabilidade.

Tratamento:

       “O tratamento das sintomatologias, com essa origem, é efetuado, sem a necessidade da utilização de medicamentos, restrições alimentares, exercícios fisioterápicos ou exames, que possam trazer algum incômodo, para o paciente”.

Obs: Segundo pesquisas recentes, o uso contínuo de certos medicamentos, para tratamento das tonturas, vertigens ou zumbidos (Labirintites), indicados para idosos acima de 64 anos, podem induzir sintomas, associados ao mal de Parkinson (falso mal de Parkinson). Esse problema pode ocorrer, com medicamentos do tipo flunarizina e cinarizina. Quais são os nomes comerciais, da cinarizina e da flunarizina? Cinarizina: Cinageron, Antigeron, Stugeron, Coldrin, Cronogeron, Exit, Vessel, Sureptil e Verzum. Flunarizina: Flunarin, Fluvert, Vertizine D, Sibelium, Flumax e Vertix. Essas drogas, são potenciais bloqueadoras de dopamina, uma das principais causas do Parkinson.


O que é labirintite?

Labirintite” é um termo popular, usado geralmente para designar, problemas relacionados ao equilíbrio, entre outros problemas (como tontura, tonteiras, vertigem ou zumbidos). Na verdade, o termo correto a ser usado é “labirintopatia”, que significa "doença do labirinto" e não labirintite, cujo significado correto é a inflamação ou infecção do labirinto, o que é uma manifestação bastante rara.

É importante que as pessoas e profissionais da saúde, tenham conhecimento da existência dessa origem músculo – ligamentar, de diversos tipos de sintomas, cujo tratamento, em muitos casos, conta com a participação de profissionais de várias áreas da saúde.

O tratamento para sintomas de origem ligamento - muscular, visa restabelecer “o equilíbrio perdido”
e, com isso, a remissão dos sintomas.

Sintomas de tonturas, tonteiras ou vertigem (labirintopatias) ou labirintite, normalmente tem como origem o labirinto. Labirinto” é um órgão localizado junto aos ouvidos, que informam ao nosso cérebro, sobre a orientação espacial e do “equilíbrio” do nosso corpo. Tontura” (de acordo com o dicionário médico), é a instabilidade física associada com falta de equilíbrio. Tonteira” são as sensações alterada de orientação no espaço. Vertigem” são as sensações de movimento oscilatório ou giratório do próprio corpo ou do entorno com relação ao corpo. Ao abaixar ou levantar ou rodar a cabeça, nos portadores de tontura, tonteira ou vertigem (chamadas labirintite), sentem perda desse equilíbrio. Essas alterações de equilíbrio podem ser pequenas, até casos que impedem de o paciente de executar as suas tarefas do dia a dia.

Paciente com sintomas de tontura ou vertigem - labirintite Causas dos sintomas de Labirintite (ou Labirintopatia):

1) Por problema de irrigação do labirinto.

2) Uso de certos medicamentos.

3) Hereditariedade.

4) Causas Virais.

5) Associadas aos sintomas de ATM, DTM e estresse.

Sintomas de origem músculo - ligamentar, como tonturas ou vertigens (labirintites), atrapalham muito a qualidade de vida do paciente. Principalmente, devido ao receio que a tontura volte a aparecer, a qualquer momento. Também pode prejudicar bastante, suas atividades profissionais.

O tratamento para esses sintomas, com essa origem,
normalmente não requer medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que alguns medicamentos possuem.

Alguns desses sintomas, como os zumbidos (tinnitus) e ouvido tampado, podem ser causados pela alteração muscular, na válvula localizada na tuba auditiva.

Desenho esquemático da válvula existente na tuba auditiva Tuba auditiva é um tubo que liga o ouvido médio e a cavidade nasal. Esse tubo é encarregado de equilibrar a pressão do ar externo no ouvido médio (ouvido médio - região localizado atrás do tímpano onde fica localizado os ossículos do ouvido). Ao lado, desenho esquemático da válvula, existente na tuba auditiva.
São os músculos que comandam a abertura e fechamento da tuba auditiva, através de uma válvula e um conjunto de dois músculos, que tem uma ligação com o palato mole. Normalmente ao deglutirmos, essa válvula se abre, regulando essa pressão (por isso que ouvimos um barulho dentro do ouvido, ao deglutirmos). Se esses músculos entrarem em espasmos (a semelhança o que ocorre nos olhos, pescoço e peito), nos problemas da ATM, podem interferir na abertura e fechamento dessa válvula, podendo causar sintomas de zumbido e a sensação do ouvido tampado (veja figura esquemática acima).

ATM (ou DTM) e problemas do labirinto:

Pode parecer estranho, mas grande parte dos problemas do labirinto, como nas tonturas ou vertigens (chamadas de labirintite ou labirintopatia), podem ser relacionados por problemas de ATM ou DTM, pela má posição ou faltas de alguns dentes, entre outros problemas, que acabam “desequilibrando” os ligamentos (espécie de fio que une dois lados), os músculos e alguns outros componentes da face; levando o paciente, em muitos casos, a ter sintomas de tontura, tonteira, vertigem, sensações de ouvido tampado e alguns casos de zumbidos. Além das labirintites (labirintopatias), podemos ter sintomas de dor de cabeça ou dores reflexas no ouvido, olhos, músculos peitorais, fotofobias (aversão a luz), estalos na movimentação da boca, enjôos, bruxismo ou briquismo, torcicolos, entre outros problemas, cujo tratamento é feito por nós, odontologistas.

Quando estamos em situação de estresse, por exemplo, podem ocorrer o aparecimento ou o aumento dos sintomas de tonturas ou vertigens (chamadas de labirintites), entre outros sintomas, em paciente com problemas de desequilíbrios ligamentares e musculares, devido à maior tração exercida nesses ligamentos e músculos, já tensionados, por por não estarem na posição de conforto. O mesmo pode ocorrer, com os músculos que estão em volta da cabeça, gerando dores de cabeça, como a enxaqueca, migrânea ou cefaleia tensional; sintomas esses, às vezes, bastante intensos..

Dores de Cabeça: Enxaquecas, Migrâneas e Cefaleias Tensionais:

Mas, qual a origem das maiorias sintomas de dor na cabeça? Mais de 90% são de origem muscular, gerados, devidos a um aumento excessivo na produção de ácido láctico, pelos músculos, devido a sobretensão que ocorre, nos músculos localizados em torno da cabeça, gerando, com isso, sintomas de dor de cabeça (essa sobretensão, acaba gerando espasmos, nesses músculos – conhecida como câimbras musculares – problema semelhante, do que ocorre nas pernas).

Para que isso não ocorra é necessário que os músculos, quando não utilizados, estejam na posição de repouso (ou equilíbrio); quando isso não ocorre, temos sintomas de dor. Quando esse esforço muscular é muito grande pode haver uma parada na atividade desse músculo (para evitar um mal maior, como uma lesão nesse músculo), gerando limitação ou dificuldade de abrir a boca em alguns casos.

Zumbidos e problemas de ouvido tampado, tonturas ou vertigens (labirintites); problemas da garganta e/ou disfunção?

Há muita evidência estatística em uma conexão entre estes três problemas, a maioria dele que vem dos estudos na Suíça e nos EUA. Se você fizer exame dos grupos das pessoas, combinados com cuidado para a idade e o sexo, você encontra lá é uma proporção muito mais elevada dos povos com zumbidos naqueles que têm problemas da garganta (como gripes e resfriados, entre outros problemas na garganta) ou problemas da articulação temporomandibular, em comparação à aqueles que não a possuem.

Certamente o otorrino alemão, Costen em 1930 descreveu uma conexão entre problemas dos maxilares e uma combinação do desequilíbrio, as tonturas (chamadas de labirintites), sensações de o ouvido tampado e o zumbido. Pelas pesquisas de hoje em dia parece definitivamente haver alguma conexão direta entre estes problemas.

Uma ligação, entre problemas articulares e do labirinto e o ouvido médio é difícil de compreender, mas aquela entre problemas da garganta e o labirinto é fácil, desde que há completamente um número de reflexos que ligam o órgão do labirinto com a garganta e vice-versa. Os problemas de um podem criar problemas do outro. Assim, como os problemas nas ATMs, podem causar dores nos músculos, que comandam as movimentações dos olhos, e em outros músculos, alguns distantes da cabeça, como os músculos peitorais, entre outros

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Harmonizando sua casa com a arte do Feng Shui

 Transformando seus cômodos
em verdadeiros Oasis pessoais
utilizando a técnica do Feng Shui.

image

Sabe como é quando você sente que enjoou da decoração de algum cômodo da sua casa? Às vezes, a melhor solução para isso é uma nova perspectiva! Você ficaria surpresa com as pequenas coisas que pode fazer para dar a sensação de um espaço totalmente novo sem muito (ou nenhum) dinheiro. Então aqui vão algumas dicas para tornar seu antigo espaço em um lugar um pouquinho mais interessante, utilizando a arte milenar do Feng Shui.


O que é?

O Feng Shui é uma técnica chinesa de organizar o espaço ao seu redor utilizando da arte e da ciência do bem estar. O termo significa “vento-água”, e é popularmente conhecido como “a forma do vento e da água”. É sobre a orientação, posição de distribuição ideal do espaço, para alcançar sincronização com a terra e o céu. É quando flui a energia, o Chi, e como ela melhora a sua vida. Você pode sentir uma energia superior fluindo à partir da maneira com que você posiciona seus objetos. Portanto, você pode usar o Feng Shui para fazer fluir uma energia positiva, que terá efeito em sua condição física, prosperidade e relacionamentos.

Vamos dar dicas aqui sobre como aplicar o Feng Shui no seu quarto.


Seguindo os passos

1. Para praticar apropriadamente o Feng Shui, o seu quarto deve ter, pelo menos, uma fonte natural de energia,

papel de parede estiloso + listras: glamour!

como uma janela ou teto solar.  Encha o espaço das paredes com suas cores favoritas e boas lembranças (em forma de mural, por exemplo). Uma boa idéia também seria fazer uma parede de foco; pinte ou coloque papel de parede em apenas uma parede do cômodo (como a parede em que está a televisão, por exemplo).

Você precisa decidir, primeiramente, quais são as coisas que você mais ama e que te fazem sentir confortável.  Você quer ficar rodeada por cores vibrantes? Ou prefere uma atmosfera mais calma e relaxante? Se você tiver muitas dúvidas, dê uma olhada em seu armário; as roupas que você usa podem te dizer o que te deixa mais confortável. Compre sua cama e cortinas utilizando o esquema de cores que você escolheu. Assim, quando você for dormir de noite, e fechar seus olhos, os elementos visíveis ao seu redor devem lhe trazer boas energias e pensamentos, para que você acorde de bom humor e com uma sensação de equilíbrio em sua vida.

2. Para criar um canto relaxante, remova qualquer sinal de contas ou do seu trabalho. Guarde tudo em armários e gavetas, organizadamente. Se possível, tire de vista até seu computador. Porém, se você precisa de uma área de trabalho em seu quarto, use capas para esconder seus instrumentos no final do dia. Elimine também toda a bagunça. Se o cômodo que você está redecorando é seu quarto, pegue toda a sua roupa suja e mova-a para um cesto em seu banheiro.

Falando em banheiro; limpe todas as superfícies do mesmo, guardando seus artigos de higiene e jóias/bijuterias na primeira gaveta embaixo da pia. Substitua esses itens por velas perfumadas e flores em vasos. Se o local que você está redecorando é uma sala, adicione um armário ou gabinete para guardar toda a bagunça. A desordem física influi na desordem mental e emocional.

realçando a vista em uma decoração minimalista

realçando a vista em uma decoração minimalista

3. Se o cômodo possui uma bela vista, aproveite-a, criando um foco de luz para a janela com uma cortina que você pode facilmente empurrar para o lado para apreciar a visão. Se a vista da janela é horrível, então faça uso de uma cortina de várias camadas, com uma bela estampa. Encher o quarto de verde é uma boa idéia; dê preferência às plantas vivas. Nada traz mais vida a um espaço quanto plantas vivas. Elas não somente melhoram o nível de oxigênio do cômodo, como também causam um efeito relaxante nos ocupantes do local.

4. Posicione uma cômoda ou mesa baixa ao lado direito de sua cama.

posição correta da mobília no feng shui

posição correta da mobília no feng shui

Os itens altos, como estantes ou armários grandes, devem ficar à sua esquerda. Mantenha a área ao pé da sua cama completamente limpa, e posicione a cabeceira da cama contra uma parede. Tente evitar que sua cama fique grudada à janela; a posição das janelas e portas em um quarto governam o fluxo de energia pelo quarto, portanto é essencial que você não se posicione diretamente no caminho. Evite também deixar uma lâmpada logo sobre a cama; o ideal é que você utilize um abajur, posicionado ao lado da cama.

A posição dos móveis é importante. Devemos procurar posicioná-los de forma a que, estando sentados ou deitados, possamos olhar a porta de entrada e a janela. Não devemos ficar de costas para o fluxo de passagem.

5. Uma residência com uma harmonia ideal de elementos, cores e itens é uma casa equilibrada pelo Feng Shui. Energias positivas podem fluir por ela e balancear apropriadamente o ambiente. Sempre que seu canto tiver um disparate de energias, ajustes devem ser feitos. As relações interpessoais, coisas e fluxos de energia tendem a mudar, gradualmente. Portanto, você deve mudar seu ambiente junto com elas, em constante transição.

Com todas essas dicas, você pode se sentir realmente em casa sem mudanças radicais e com pouco dinheiro envolvido! ;D

Lâmpada certa para cada cômodo

Veja qual a lâmpada mais adequada para cada cômodo de sua casa

image

Como escolho a lâmpada adequada?

A potência das lâmpadas dita o clima do ambiente. As fortes deixam o lugar mais claro, enquanto as fracas transmitem aconchego. Veja mais dicas e descubra qual a melhor lâmpada para cada cômodo!

 

Sala

Sala

Escolha uma lâmpada fluorescente de potência suave. Vale usar abajur com um modelo incandescente, que melhora a iluminação para a leitura e dá um clima de intimidade.

 

Cozinha

Cozinha

Ela deve ser clara, pois é um local de trabalho. Prefira lâmpadas fluorescentes. Se quiser, aposte numa luz mais suave sobre a mesa das refeições.

 

Quarto

Quarto

No quarto, a luz deve ser indireta pra não incomodar quem está deitado Você pode usar incandescentes ou fluorescentes. O importante é nunca deixar a luz principal direcionada para a cama, pois ofuscará os olhos de quem estiver deitado

Conheça o poder do Salto Alto

image

Além de ser considerado por alg uns homens um fetiche (como pude
constatar por uma breve pesquisa entre amigos), foi comprovado que o uso de salto alto age como um fortalecedor da musculatura pélvica, podendo provocar assim um impacto positivo sobre a vida sexual feminina.

Do ponto de vista urológico, uma diferente posição do tornozelo pode influenciar a atitude do pavimento pélvico. No entanto, o salto ideal seria de 4cm a 5cm. No meu caso não melhoraria na altura. Quem manda ser anã, né? rs

No caso do fetiche, temos também a explicação, feita pelo terapeuta e diretor do Instituto Paulista de Sexualidade. Oswaldo Rodrigues Jr. diz que o salto pode expressar sentimentos de submissão ou dominação. “No caso dos saltos muito altos, com os quais a mulher fica praticamente sobre a ponta dos pés, sobressai a sensação de submissão, no sentido de ter o impedimento do movimento, de ter uma necessidade de ajuda para se locomover. Há também o homem submisso, que procura na parceira de salto alto a idéia de uma mulher dominadora”.

Ui!

Outro dia, vi uma pesquisa que comprovou que: homens têm medo de mulheres de salto alto.
Esta, mostrava um grupo de homens conversando animadamente com mulheres de sapatos baixos; o mesmo grupo apenas ouvia quando elas usavam saltos altos.
Conclusão: salto alto intimida.
Salto é um poderoso aliado. Usemos a nosso favor!

21 dicas caseiras para ficar bonita da cabeça aos pés

Conquiste o cabelo e a pele que sempre quis com receitas caseiras que você mesma faz

image

01 =  Cabelos - Máscara extrabrilho

Ingredientes
. 10 uvas roxas graúdas
. 1 col. (sopa) de aveia
. ½ copo de água
. 1 col. (sopa) de mel
Como fazer
Bata as uvas no liquidificador e reserve. Numa panela, cozinhe a aveia em água até engrossar. Espere amornar. Misture as uvas, a aveia e o mel. Aplique nos fios limpos e úmidos. Cubra com uma toalha quente por 20 minutos e enxágue.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

02 =  Cabelos - Leite revitalizante

Ingredientes
. 2 cols. (sopa) de leite de magnésia
. ½ copo de água mineral
. Seiva de 1 folha de babosa
Como fazer
Lave a cabeça e adicione os ingredientes previamente misturados, espalhando-os no couro cabeludo risca a risca, com um pincel. Deixe agir por meia hora. Lave novamente.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

03 =  Cabelos - Controlador de frizz

Ingredientes
. 1 cenoura grande
. ¹/³ de xíc. (chá) de leite
Como fazer
Corte a cenoura em rodelas pequenas. Bata no liquidificador, adicionando o leite aos poucos até que vire uma pasta laranja bem cremosa. Aplique a mistura nos fios, começando pela raiz e indo até as pontas, logo depois de usar o xampu de sua preferência. Deixe o controlador de frizz agindo no cabelo por cerca de 30 minutos antes de retirá-lo com bastante água fria.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

04 =  Cabelos - Máscara de maciez

Ingredientes
. 1 ampola de vitamina E
. Polpa e água de 1 coco fresco
Como fazer
No liquidificador, bata o conteúdo da ampola com a polpa e a água de coco. Espalhe no cabelo e espere dez minutos antes de tirar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

05 =  Cabelos - Fórmula contra fios espigados

Ingredientes
. 2 cols. (sopa) de condicionador
. ½ maçã ralada
. 1 gema de ovo
. 1 col. (sopa) de óleo de linhaça
Como fazer
Misture tudo, passe na cabeça e embrulhe-a em papel-alumínio. Lave meia hora após a aplicação.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

06 =  Cabelos - Creme pós-sol

Ingredientes
. ¼ de mamão papaia amassado
. 2 cols. (sopa) da máscara de hidratação de sua preferência
Como fazer
Coloque o mamão no hidratante, espalhe nos fios e espere dez minutos antes de enxaguar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

07 =  Cabelos - Loção contra oleosidade

Ingredientes
. 2 copos de água
. 2 cols. (sopa) de folhas de hortelã
. 2 cols. (sopa) de alfazema
. Suco de 1 limão
Como fazer
Prepare um chá com as ervas. Quando estiver frio, adicione o limão e coe. Passe no cabelo limpo e só retire na próxima lavada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

08 =  Cabelos - Iluminador de fios castanhos

Ingredientes
. 1 col. (sopa) de chá preto
. Cascas de 1 cebola grande
. ½ litro de água quente
Como fazer
Reúna os ingredientes num recipiente, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe. Lave o cabelo com os produtos de costume, seque levemente os fios e passe o iluminador. Deixe agir por meia hora e enxágue bem.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

09 =  Cabelos - Tônico para fios loiros

Ingredientes
. 4 cols. (sopa) de flores de camomila
. 2 copos de água
Como fazer
Encha uma panela pequena com os dois copos de água, adicione a camomila e leve ao fogo. Ferva a infusão por dois minutos. Desligue. Coe o chá depois de frio e aplique nos fios lavados. Coloque uma touca plástica e espere 20 minutos antes de retirar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

10 =  Cabelos - Restaurador de tingidos

Ingredientes
. 2 copos de água
.� 4 cols. (sopa) de erva-cidreira
Como fazer
Faça um chá de erva-cidreira bem forte. Assim que ele amornar, molhe o cabelo com o restaurador (os fios devem estar limpos e ligeiramente úmidos), garantindo que cada mecha esteja bem encharcada. Envolva a cabeça em touca plástica, deixe por 20 minutos e lave para retirar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

11 =  Rosto - Para fechar poros

Ingredientes
. 225 ml de água mineral
. ½ xíc. (chá) de folhas de sálvia
Como fazer
Ferva a água, junte a sálvia, apague o fogo e espere dez minutos. Coe. Quando esfriar, leve à geladeira em garrafa tampada. Passe com algodão, ao acordar e antes de dormir. Não lave.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

12 =  Rosto - Para hidratar

Ingredientes
. 3 gotas de óleo de girassol
. 1 col. (sopa) de iogurte natural
. 1 col. (sopa) de mel
Como fazer
Misture tudo e aplique por dez minutos. Enxágue.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

13 =  Rosto - Para diminuir as espinhas

Ingredientes
. 2 cols. (sopa) de fubá
. 6 gotas de própolis
. 6 gotas de arnica
. 4 cols. (sopa) de água mineral
Como fazer
Espalhe os ingredientes misturados e lave após 20 minutos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

14 =  Rosto - Para reduzir a oleosidade

Ingredientes
. ½ pepino picado
. 1 xíc. (chá) de água
. 2 cols. (sopa) de amido de milho
. 1 col. (café) de própolis líquido
Como fazer
Bata o pepino e a água no liquidificador. Acrescente o amido e o própolis aos poucos. Deixe no rosto por 30 minutos e enxágue.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

15 =  Rosto - Para combater a flacidez

Ingredientes
. 1 kiwi
. ½ copo de suco de maracujá sem açúcar
. 1 manga picada
. 1 copo de iogurte natural
Como fazer
Descasque e amasse o kiwi com um garfo. Aplique a polpa na pele, esfoliando levemente. Retire com água fria. Umedeça uma compressa de gaze no suco de maracujá e deixe-a no rosto por cerca de 20 minutos. Por fim, bata a manga e o iogurte no liquidificador e passe na pele. Deixe por dez minutos e lave em seguida.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

16 =  Rosto - Para evitar o envelhecimento

Ingredientes
. 1 cacho de uvas roxas
. 1 copo de chá verde, bem forte
Como fazer
Com a ajuda de um garfo, amasse as uvas e passe a polpa por uma peneira grossa, obtendo o máximo de suco que puder. Retire 1 col. (sopa) da polpa obtida e acrescente 1 copo de chá verde já frio, preparado previamente. Lave o rosto com sabonete neutro e seque-o com delicadeza. Antes de dormir, aplique a loção antienvelhecimento com uma bolinha de algodão. Aproveite para massagear o rosto com movimentos circulares. Não é preciso retirar o produto depois.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

17 =  Corpo - Para usar após a depilação

Ingredientes
. 60 g de manteiga de cacau
. 4 cols. (sopa) de leite
. 30 g de vaselina
Como fazer
Esquente a manteiga em banho- -maria. Reserve. Num recipiente à parte, junte o leite e a vaselina, e bata bem. Espere amornar. Aplique sobre a região irritada logo após a depilação. Deixe agir até sentir que o creme penetrou na pele.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

18 =  Corpo - Para firmar os seios

Ingredientes
. 1 tomate
. 1 clara de ovo
Como fazer
Bata o tomate no liquidificador, misture à clara e passe nos seios. Deixe por meia hora e lave depois.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

19 =  Corpo - Para retirar células mortas

Ingredientes
. Borra de café
Como fazer
Aplique fazendo uma massagem circular. Enxágue bem.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

20 =  Corpo - Para amaciar as cutículas dos pés e das mãos

Ingredientes
. 2 cols. (sopa) de suco de abacaxi fresco
. 1 gema
. ½ col. (sobremesa) de vinagre de cidra
Como fazer
Numa tigela, reúna a gema, o suco de abacaxi e o vinagre, misturando com uma colher. Aplique o hidratante nas cutículas e deixe agir durante 30 minutos. Enxágue com água morna.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

21 =  Corpo - Para acabar com a celulite

Ingredientes
. ½ litro de azeite de oliva
. 5 cols. (sopa) de alecrim fresco
Como fazer
Coloque o azeite e o alecrim num vidro limpo e seco, de modo que o óleo cubra toda a erva. Tampe e guarde. Após uma semana, use diariamente, espalhando no corpo após o banho. Retire o excesso com uma toalha.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Estresse - Conheça este vilão silencioso

image

Você só pode banir de sua vida uma situação que conhece.
Vamos falar sobre esta epidemia do terceiro milênio, o estresse?
“O homem criou uma civilização que nem ele pode suportar”.
De repente você sente um cansaço mental, fica ansioso, não está feliz com nada e o seu rendimento não é mais o mesmo.

À noite quando consegue dormir, lá vêem os pesadelos! Acorda irritado e explode por qualquer motivo.

Aquela pessoa organizada e pontual com as tarefas, não existe mais e deu lugar a um “reclamão” indeciso, que esquece até de relaxar nos finais de semana.

Se não bastassem estes transtornos psíquicos, começam a aparecer dores de cabeça, má digestão, olheiras, diminuição da libido, e todo tipo de doenças psicossomáticas.

Tentando relaxar a pessoa come demais, fuma demais, bebe demais, fica infeliz demais.

O caos está instalado!

Ficam as perguntas: Como cheguei nesta situação?

Causas do estresse

Cheguei nesta situação devido as pressões do dia a dia, devido a uma estimulação feita por fatores externos desagradáveis, como:

1. Mudanças na vida e dificuldades de lidar com perdas.

2. Pouco descanso onde os problemas com o trânsito tem papel relevante.

3. Pouco divertimento e relax.

4. Acumulo de atividades agravado com a má distribuição do tempo.

5. Problemas de relacionamento e sentimentos negativos de qualquer espécie, inclusive os problemas familiares.

6. Problemas no trabalho.

7. Raiva guardada.

8. Falta de tato para lidar com situações críticas, entre elas a falta de dinheiro.

9. Preocupação exagerada com vários perigos principalmente a violência de nossas cidades.

Stress do envelhecimento

Temos também o stress que atinge o ser humano, com o passar dos anos. Ele tem medo do envelhecimento em más condições, e do empobrecimento.

Stress pós-traumático

Existem ainda o stress causado por acidentes automobilísticos ou aéreos, desabamentos, seqüestros prolongados, assaltos com violência, estupros… Nestes casos apesar do tratamento ser demorado os resultados costumam ser bons.

Reação

O nosso organismo reage produzindo de um lado adrenalina e de outro corticóides criando uma desarmonia e perturbando o seu equilíbrio. Isso resulta em sobrecarga de órgãos vitais, deixando-os doentes. Os órgãos que mais sentem são os aparelhos circulatório e respiratório.

O estresse é o resultado desta reação que se chama de luta-ou-fuga.

Estresse, uma reação boa?

Vemos que, em certo nível, o estresse é considerado bom, pois prepara o homem para se defender, para reagir a acontecimentos inesperados.

Estresse continuado

Quando este mecanismo é ativado de maneira repetida, crônica e o estresse passa a ser ininterrupto, aí sim, esta situação leva a uma perda de qualidade de vida e conseqüentemente ao enfraquecimento do sistema imunológico com o aparecimento desde doenças simples até a neoplasias.

O estresse pode ficar oculto anos sem vir a tona.

Subitamente, sem nos darmos conta, uma exaustão se instala e passamos a sentir esgotamento físico, emocional e metal.

O estresse corresponde a uma relação entre o indivíduo e o meio.

O organismo ameaçado se prepara para reagir, quer a situação seja real ou imaginária.

Fases de Evolução do Estresse

Quando os agentes estressores agem de forma continuada as conseqüências a eles evoluem em três fases:

Fase de alerta:

É a reação do organismo aos estímulos estressores externos. Mesmo que este estresse apareça de maneira continuada o organismo ainda está forte em condições de reagir apenas com sintomas fisiológicos.

• Respiração acelerada, suor frio e taquicardia (batimento mais rápido e forte do coração).

Não percebemos nesta fase o trabalho silencioso da repetição deste estresse que o torna crônico.

Fase de resistência:

O estresse se tornou continuado e o corpo começa a dar sinais de cansaço. As primeiras conseqüências aparecem:

• Emocionais: instabilidade emocional, depressão, descontentamento.

• Mentais: Perda de concentração mental, insônia.

• Físicas: Podemos ter dores musculares ou dores de cabeça freqüentes, podemos ter agravada uma doença já existente ou até uma doença para a qual já tivéssemos predisposição genética.

Palpitações cardíacas, suores frios, são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa.

Fase de exaustão:

As causas do estresse não desaparecem. O organismo sucumbe aos efeitos dele e doenças físicas ou psíquicas aparecem.

• Sintomas físicos: O órgão que mais sofre com o estresse é o coração, principalmente se a pessoa não está bem fisicamente devido a alimentação gordurosa, a obesidade, ao fumo, falta de exercícios físicos.

Neste caso o estresse passa a ser um matador silencioso.

Outras doenças podem aparecer como gastrites, úlceras, diabetes, hipertensão, fadiga crônica, dentre outras.

• Sintomas psíquicos: Na fase de exaustão do corpo ao estresse, surgem sintomas as vezes não percebidos pelo estressado.

A pessoa fica briguenta, não agüenta nada e considera tudo uma provocação. Fica ruminando idéias e atos falhos e obsessivos passam a ser freqüentes.

Este estado de exaustão pode levar a perturbações de comportamento como a depressão, a angústia, o nervosismo, os medos, a apatia, as alterações de sono, a queda ou o aumento do apetite, a irritabilidade, a perda da libido (interesse sexual), e o torpor afetivo.

Fuga

A pessoa estressada não aceita que esteja nesta situação e foge do problema, refugiando-se no aumento dos cigarros fumados, quando fumante; na auto medicação com remédios para dormir ou ansiolíticos; no consumo de bebidas alcoólicas.

Todas estas, são fugas da situação de estresse que a pessoa não está conseguindo controlar.

São estas, as condições da derrocada a qual o estresse leva a pessoa, principalmente se ela tiver uma personalidade hiperativa.

Esperança

O simples fato de aceitar o esgotamento causado pela situação de estresse profundo, já pode marcar o momento da mudança.

Mudanças de hábitos de vida devem acontecer para você acabar com o estresse.

Como fazer uma massagem anti-stress nas costas

image

Alguns pontos de grande acúmulo de tensões encontram-se nas costas. Aprenda a fazer uma massagem anti-estresse nas pessoas que você gosta. A massagem é muito bem indicada para quem trabalha com pesos ou para quem passa horas trabalhando na frente de um computador.

� � �
Passo a passo:

1. Deite a pessoa de barriga para baixo.

2. Passe um pouco de óleo nas costas.

3. Comece pelos ombros, local que geralmente sofre maior tensão.

4. Use as mãos como pinças (bicos de pato): polegares na parte de cima das costas e outros dedos na parte da frente do corpo.

5. Faça leve pressão e deslize a mão em direção ao pescoço.

6. Coloque os polegares do lado da coluna (bem ao lado dos ossinhos, um polegar de cada lado).

7. Faça movimentos circulares de dentro para fora, sem sair do lugar.

8. Coloque os polegares mais para baixo e repita o movimento; assim por diante até chegar � base da coluna.

9. Com as mãos abertas em forma de v, (viradas para cima) faça movimentos de sobe (em direção ao pescoço) e desce (em direção ao bumbum), utilizando leve pressão.

10. No retorno � base da coluna, as mãos não devem exercer pressão.

11. Recomece o movimento descrito no passo 9. Repita-o por aproximadamente 10 vezes.

12. Para relaxar ainda mais, você pode apenas fazer movimentos circulares com as mãos abertas, de baixo para cima, sem muita pressão.

Atenção:

1. Jamais faça movimentos comprimindo ou empurrando as costas de cima para baixo, pois desta forma você leva o sangue para a base da coluna, de onde ele terá dificuldades para voltar. Isso pode provocar hematomas e inchaços.

2. Não pressione muito. Se a pessoa apresentar dor em algum ponto das costas enquanto você massageia, pare. A pessoa pode estar com o que os massagistas chamam de nó, que é um músculo travado ou muito contraído. Se você fizer pressão demais sobre este ponto dolorido, ou fizer o movimento errado, a dor pode piorar. Não faça o que não sabe, procure um especialista.

3. O que precisa: óleo essencial, paciência e quietude.