Má Digestão
Muitas pessoas tratam dos problemas de má digestão por conta própria, com produtos que estão disponíveis em farmácias. Esses medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas a curto prazo. Entretanto, se eles forem mais fortes, duradouros e voltarem com freqüência, é uma indicação de que o tratamento que está sendo utilizado não é suficiente.
O primeiro passo é avaliar os hábitos alimentares e o estilo de vida para verificar se algo pode ser mudado. Mesmo as pequenas alterações podem reduzir ou eliminar sintomas desgradáveis. São medidas simples, que você pode fazer sozinho:
- Evite excessos alimentares e comidas pesadas ou gordurosas. Prefira refeições bem balanceadas, em horários regulares;
- Não se deite no período de duas a três horas depois de ter feito a refeição;
- Evite alimentos que prejudiquem a digestão (como carnes gordurosas, alimentos muito temperados, chocolate, café, suco de laranja, refrigerantes, bala de menta, etc.);
- Pare de fumar;
- Caso esteja acima do peso ideal para sua estatura e faixa etária, tente emagrecer;
- Exerça uma atividade física regularmente;
- Evite roupas apertadas;
Se as mudanças em sua dieta e estilo de vida não aliviarem os sintomas da má digestão, é hora de conversar com seu médico. Ele poderá lhe indicar medicamentos para aliviar os incômodos e curar o problema que possa ser a causa deles, além de reajustar o seu relógio digestivo. Entre os remédios prescritos, você poderá tomar algo para reduzir a quantidade de ácido no estômago, que normaliza a digestão lenta ou protege o revestimento do estômago.
Todos os medicamentos têm o potencial de interagir com outros remédios e por isso é importante relatar ao seu médico qualquer outro produto que esteja tomando. Desta forma, há a garantia de que você terá a eficácia total e reduzirá a chance de ter uma reação negativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário