domingo, 21 de março de 2010

Ficar com um Semblante carrancudo só prejudica…

Semblante carrancudo - Terceira atitude mental que rejeita a prosperidade

image

Manter-se de "cara fechada" e triste acaba atraindo tristeza. Quando o homem se esquece da alegria, começa a ser dominado por pensamentos sombrios. E, deixando-se dominar por pensamentos sombrios, terá muitas dificuldades e tribulações. Mas, se viver sempre com a mente alegre, repleta de gratidão por todas as coisas, tudo na vida irá bem. Mesmo que viva com base em corretos princípios, dificilmente o homem conseguirá vencer na vida se mantiver sombria a sua mente. Portanto, deve-se manter a mente alegre e dedicar-se ao trabalho com grande ânimo.
Por mais que uma pessoa seja capaz e inteligente, se ela vive com fisionomia carregada, amargurada e carrancuda, ninguém pensará em contratá-la, porque não será agradável trabalhar em sua companhia. Ao contrário, uma pessoa alegre e otimista, cuja presença torna agradável e animado o ambiente de trabalho, será bem-vinda em qualquer empresa, pois contribuirá para aumentar a produtividade dos colegas, e só por esse fato já desempenhará um importante papel.
Atualmente, nas grandes cidades, as pessoas não mais conversam animadamente, seja no ônibus ou no metrô. Todos andam com fisionomia preocupada e tensa. Vamos corrigir esse hábito. Vamos sorrir sempre alegremente, para criar um bom ambiente.
Os sentimentos de ira, temor, angústia, melancolia, depressão produzem toxinas no sangue e aniquilam a vitalidade do organismo humano. Como o semblante carrancudo acaba afetando o organismo, a pessoa fatalmente vai ter muitos problemas de saúde e muitas despesas, tornando-se mais pobre.
Quando vivemos alegres e animados, nossa fisionomia fica irradiante. A circulação sanguinea é ativada. Ativando-se a circulação, sentimos prazer em movimentar-nos e, dessa forma, tanto o trabalho quanto os estudos rendem mais, tornamo-nos mais hábeis em tudo e conseguimos elevar nossa produtividade.
Num livro de pensamento positivo, o autor norte-americano Claude M. Bristol descreve o caso de um diretor-presidente de uma empresa prestes a quebrar. Esse empresário, muito preocupado com a situação, com a cara de quem está carregando todos os sofrimentos do mundo, procurou o sr. Claude Bristol, a fim de obter orientação. O sr. Bristol, vendo o semblante desesperado desse empresário disse:
- Primeiramente, o senhor deve mudar sua expressão facial. Se o presidente da empresa mantiver essa expressão desesperada, andar com cara de um condenado à pena de morte, essa empresa poderá quebrar.
O sr. Bristol orientou esse empreendedor a colocar muitos espelhos na sala da presidência e também em todas as partes da empresa. Em outras palavras, o presidente da empresa passou a viver cercado por espelhos durante seu expediente, ou seja, ficou numa situação em que toda hora estava vendo e observando sua própria fisionomia.
Qualquer pessoa não suportaria ficar apreciando sua própria cara feia e detestável. A pessoa, inconscientemente, se esforça para corrigir sua expressão facial, evidentemente pretendendo melhorá-la. Com o passar dos dias, o semblante de todas as pessoas que trabalhavam nessa empresa transformou-se, começando a reinar um ambiente alegre em todas as partes da empresa.
O ambiente alegre melhorou o desempenho dos empreendimentos dessa empresa. A partir do momento em que os funcionários, principalmente da área de vendas, começaram a se ver nos espelhos a toda hora e a melhorar a expressão facial, houve explosão de produtividade, e a empresa obteve resultados surpreendentes, Evidentemente, a empresa escapou da falência.
Essa técnica de uso de espelhos não se limita somente a um empreendimento. Pode ser utilizada no lar, pendurando-se espelhos em locais onde a dona-de-casa diariamente realiza seus afazeres. Se uma dona-de-casa não gosta de passar roupas, deverá instalar um espelho grande na sua frente e executar o trabalho olhando-se no espelho. Se uma pessoa detesta lavar louças, pode utilizar o mesmo processo enquanto trabalha. Certamente, melhorará a expressão facial dessas pessoas, e o trabalho se tornará mais agradável. Qualquer que seja o trabalho, se o executarmos com semblante agradável, atrairemos a prosperidade.
Nós que constituímos a sociedade, devemos considerar como obrigação manter a fisionomia alegre. Talvez, algumas pessoas pensem assim: "O rosto é meu, e posso fazer a cara que eu quiser! Se estou com a cara fechada, é problema meu! Que é que os outros têm a ver com isso?"
É um grande erro pensar dessa maneira. Quem assim diz não percebe quanto sua "cara fechada" torna desagradável o ambiente e prejudica as pessoas ao seu redor. Não é raro constatarmos casos de pessoas que sofrem acidentes de trabalho porque, nesse dia, estavam "aborrecidas" pelo fato de algum familiar ou colega de trabalho ter ficado carrancudo e tornado desagradável o ambiente do local. "A desarmonia atrai desarmonia, e a harmonia atrai harmonia".
Existe a famosa frase atribuída a Abraham Lincoln (16º presidente da República dos Estados Unidos da América): "O homem deve responsabilizar-se por seu rosto".
Um conhecido do presidente Lincoln pediu-lhe que contratasse um amigo como funcionário. Lincoln respondeu: "Está bem. Mas preciso ver o homem". O conhecido encaminhou o seu protegido, mas a resposta de Lincoln demorava. Quando foi perguntar, Lincoln disse: "Não gostei do rosto dele". O conhecido, indignado com essa resposta, retrucou: "Como? Um homem da sua envergadura implicando com o rosto!". Lincoln então disse a famosa frase: "Depois dos 40 anos de idade, todo homem deve ter responsabilidade pelo sua rosto".
A frase de Lincoln é famosa e é citada em muitos textos. Realmente, o rosto do homem tem muita atitude mental, atual e também do passado. O homem realiza muitos trabalhos graças ao aspecto do seu "rosto", mas esse "rosto" é produto da mente que veio mantendo a vida inteira. Como o rosto está ligado ao corpo, o físico todo, a postura e os gestos também são importantes, pois o destino e o trabalho do homem variam conforme ele costuma se comportar no dia-a-dia. De qualquer maneira, a mente é o principal, uma vez que é a mente que se manifesta externamente, no rosto, no corpo, no destino e na prosperidade.
Um dos métodos eficazes para manter a mente alegre é criar o hábito de interpretar positivamente todas as coisas e fatos. A nossa mente está constantemente emitindo pensamentos na forma de vibrações. Essas vibrações mentais podem ser positivas ou negativas. A vibração mental de conteúdo negativo sintoniza-se com outras ondas da mesma freqüência, de acordo com a lei de atração dos semelhantes. Quem tem o costume de manter pensamentos tristes sempre está se envolvendo com vibrações negativas, tais como ódio, rancor, vingança, desespero, miséria, tristeza, doença etc. A pessoa desse tipo poderá ter dificuldade para obter sucesso, não somente na área financeira, mas em todos os sentidos.
Evidentemente, a pessoa com pensamento positivo emite constantemente ondas mentais agradáveis, por isso atrai e ajusta-se às ondas da mesma frequência. Esse tipo de pessoa tem sempre excelente sorte, pois sua vibração mental sintoniza sempre com as mentais de pessoas abastadas, das quais poderá receber apoio. Convivendo com pessoas bem-sucedidas, a pessoa tem muitas oportunidades de formular idéias maravilhosas para conseguir sucesso profissional. E, ainda mais, a pessoa com pensamento positivo interpreta positivamente todos os acontecimentos, por isso sempre está recebendo a proteção de Deus.
Interpretar tudo positivamente não é tão difícil. Eu gostaria de dar um exemplo bem simples.
Façamos de conta que na minha frente se encontra um copo com água. Eu pego esse copo a fim de tomar água e percebo que o copo não está cheio de água, mas na metade. Nesse instante, eu tenho duas maneiras de pensar. O primeiro pensamente é: "Que miséria! Falta metade para preencher o copo com água!". O outro é: "Graças a Deus, já tenho metade do copo com água".
O volume de água é o mesmo, mas a interpretação muda completamente: ora positiva, ora negativa; ora abundante, ora carente.
Colocando essa água na boca, percebo que a água não está gelada, mas sim na temperatura ambiente. Eu posso pensar "Puxa, que azar! A água não está gelada!", e/ou "Ainda bem que a água não está gelada. Justamente nessa temperatura normal é que faz bem para o meu organismo. Se eu tomar água muito gelada, o meu organismo terá de trabalhar mais para esquentar a água, até igualá-la à temperatura do sangue. Eu tenho sorte até para tomar meio copo de água". Se, por acaso, a água estiver gelada, será motivo para agradecer, pensando: "Que água fresca e gostosa! Muito obrigado!" .

2 comentários:

Jaime disse...

muito injusto só os homens sorridentes e alegres serem valorizados pela sociedade e tendo chance de bons cargos. Pessoas carrancudas e introvertidas também são seres humanos normais.

Anônimo disse...

Esse texto é do livro A prosperidade em suas mãos é ótimo. Quem tiver a oportunidade de ler, leia!